Aumentou para 13 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

As informações foram repassadas pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira

A Bahia registrou seu primeiro caso da doença. É uma mulher de 34 anos que esteve na Itália em fevereiro. Ela se encontra isolada em sua casa, em Feira de Santana, e está assintomática, ou seja, sem os sintomas do coronavírus.

Foram mais quatro casos confirmados em São Paulo, que agora contabiliza oito pessoas contaminadas pelo vírus.

Desses novos cinco casos confirmados nesta sexta, os infectados tiveram passagens recentes pela Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirma que, a partir de agora, serão considerados como casos suspeitos os pacientes que tiverem viajado para o exterior.


“Como a maioria dos nossos voos que chegam ao Brasil são Europa e Estados Unidos, as combinações possíveis de pessoas dentro do voo vindo de países com transmissão, não há mais condições. É típico de uma situação pandêmica no hemisfério norte. Nós agora passamos a não fazer mais nexo de país, e sim de viagem ao exterior. Temos da América do Norte, da Europa e da Ásia”.

O Ministro da Saúde também orienta a população a evitar buscar os hospitais, deixando o atendimento para pacientes graves.

“Esse é o momento de as pessoas terem dúvida, ligarem, evitar hospital. Se a gente conseguir trabalhar o hospital para os pacientes que necessitam, temos condições de avançar com números de leitos que eventualmente necessitamos”.

Ao todo, são 768 casos suspeitos em investigação para o coronavírus. Outros 480 casos já foram descartados. Os estados do Maranhão, Piauí, Amapá, Acre e Roraima não têm registros até o momento.

Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram a confirmação na quinta-feira de um caso em cada estado. O caso confirmado por um laboratório particular no Distrito Federal ainda aguarda a confirmação da contraprova no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *