Brasil registra primeiro caso confirmado de gato com Covid-19

Animal de poucos meses contraiu a doença de seus tutores este mês

Brasil registrou o primeiro caso confirmado de um animal de estimação a testar positivo para o coronavírus Sars-CoV-2. A gatinha, de poucos meses de vida, contraiu a Covid-19 de seus donos durante o período de isolamento deles este mês em Cuiabá, no Mato Grosso. O animal, por ora, não tem sintomas da doença.

O gato foi testado positivo após exame molecular de PCR na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), também em Cuiabá. Amostras foram colhidas do animal para análise diagnóstica na semana passada e também serão realizados exames de anticorpos.

O pet pertence a um casal com um filho pequeno e todos foram infectados em uma festa de família, realizada em setembro. Os pais adoeceram, mas a criança permanece assintomática, assim como a gatinha. Segundo o jornal O Globo, uma pessoa infectada pelo coronavírus teria contagiado outras seis, que também adoeceram, ao distribuir lembrancinhas.

A festa, onde se usava máscara a maior parte do tempo, gerou uma cadeia de contágio que inclui mais casos, pois pessoas contaminadas lá, por sua vez, transmitiram o vírus a outras. Um segundo gato e um cachorro, também de convidados da festa, testaram positivo, mas os casos permanecem inconclusivos, visto que a carga viral registrada é mais baixa,

Em laboratório, na China, já foi comprovado que é possível que gatos transmitam a doença para outros felinos. No entanto, ainda é investigado a transmissão dos mesmos para seres humanos. Há menos de 20 casos de cães e gatos infectados por Covid-19 no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *