Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Escola Estadual Ruth Prestes promove Feira Literarte

Publicidade

O objetivo é estimular os estudantes a pensarem criticamente sobre assuntos como poluição ambiental, homofobia e suicídio

Temas sociais estão sendo discutidos pelos alunos do Ensino Médio na Feira Literarte, promovida pela Escola Estadual Ruth Prestes, zona norte da capital. O objetivo é estimular os estudantes a pensarem criticamente sobre assuntos como poluição ambiental, homofobia e suicídio, e porem em prática ações para combatê-los. Na quarta-feira (16/10), o 1º ano se apresentou. Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/10), é a vez do 2º e 3º ano, respectivamente.

Publicidade

A professora Gisele dos Santos, uma das coordenadoras da Feira, disse que neste ano foi adotado o sistema de apresentação coletiva no pátio da escola, para que os avaliadores possam assistir a todas as apresentações. Até o ano passado, cada turma fazia em sua própria sala. No entanto, a mudança só ocorreu no turno vespertino, no turno matutino seguem as apresentações nas salas de aula.

“Este ano, a temática é músicas contemporâneas, sociais e de protesto. A gente aderiu a esse tema porque é o que está mais em voga. A questão da homofobia, racismo e feminicídio fazem parte da realidade deles. Eles dão dados, por exemplo, de violência contra a mulher e depois fazem a dramatização. O objetivo é fazê-los cidadãos críticos, para não estarem de olhos fechados”, pontua a professora.

Realismo – Samily Pinheiro, de 16 anos, é aluna do 2º ano. Ela contou que a turma vai abordar o suicídio, assunto que permeia a escola depois que uma aluna cometeu o ato, há cerca de cinco meses. Ela diz que, depois do ocorrido, os colegas começaram a falar mais sobre o assunto e buscam ser mais empáticos.

“Vai ser bem realista, com a música ‘Tente outra vez’, do Raul Seixas, para incentivar as pessoas a não se suicidarem e a terem mais motivação para viver. Acho que as pessoas ficam mais reflexivas, pois aqui tem muita gente solitária, com medo de desabafar, até porque tem certas pessoas ignorantes e preconceituosas, que acham que é uma bobagem”, avalia a estudante.

Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Publicidade

Leia mais

Secretaria de Educação abre inscrições para primeiro Provão Eletrônico de 2022

elayne

‘Merenda em Casa’: responsáveis devem ficar atentos ao telefone durante o período de entrega dos kits

elayne

Prefeitura inicia nova etapa de entrega do ‘kit merenda escolar’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais