Conexão Amazônica
POLÍCIA

Polícia Militar aperfeiçoa policiais em defesa do meio ambiente no Amazonas

Publicidade

A Polícia Militar do Amazonas realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a solenidade de abertura e aula inaugural do 5º Curso de Policiamento Ambiental, voltado para policiais militares, especialmente os que servem no Comando de Policiamento Ambiental (CPAMB). A partir deste aperfeiçoamento, os policiais participantes estarão aptos a desenvolver missões no ambiente de selva conforme o padrão de policiamento preventivo desenvolvido pelo Batalhão do Meio Ambiente em favor da natureza.

A aula inaugural contou com a presença de oficiais e praças do CPAMB, do coronel da Força Aérea Brasileira, Arthur Carlos Guedes Naylor Júnior, convidado de honra. O palestrante foi Alberto Carim Antônio, juiz da Vara do Meio Ambiente, que destacou a importância dos trabalhos do Comando e Batalhão de Policiamento Ambiental na defesa e preservação da natureza. Essas ações terão, a partir de agora, o reforço de mais policiais devidamente capacitados para serem inseridos na questão da luta pelo meio ambiente, combate aos crimes ambientais e a valorização da flora e fauna amazonenses.

Segundo dados de produtividade do Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), de janeiro a outubro de 2019, o Comando e o Batalhão de Policiamento Ambiental realizaram resgates de 378 animais silvestres, apreensões de 371 quilos de carnes de caça e 15.317 de pescado, 30 quelônios, 208 metros cúbicos de madeira e 213 de carvão, demonstrando números significativos nas ações realizadas pela Corporação na ampliação de política públicas voltadas ao combate dos crimes ambientais.

Presente na solenidade, o chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel PM Ronaldo Negreiros, destacou a iniciativa do CPAMB que, ao programar e realizar esta quinta edição do curso de aperfeiçoamento em policiamento ambiental, mantém as diretrizes da própria Polícia Militar no que diz respeito a valorização da fauna e da flora do Amazonas.

“Isso vai especializar o agente militar na sua atuação de combate aos crimes ambientais, legitimando, assim a ação dos policiais militares envolvidos na causa, o que vai facilitar também a atuação de todos os órgãos públicos envolvidos na defesa do meio ambiente no imenso território do Estado do Amazonas”, pontuou ele.

Para o comandante de Policiamento Ambiental, coronel PM Hildo Silva, o curso vai gerar um melhor e mais eficaz policiamento de defesa do meio ambiente, e o resultado virá de encontro ao que espera a sociedade amazonense.

“Todos os que receberem os ensinamentos técnicos estarão aptos para desenvolver um trabalho que favoreça um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Todas as ações de defesa e proteção ambiental serão desenvolvidas neste curso e poderão ser colocadas em prática tanto na zona urbana quanto na zona rural e em ambiente de selva, o que vai fazer o diferencial dentro deste combate constante que a Polícia Militar tem na preservação do bioma amazônico”, esclareceu o comandante.

De acordo com a Polícia Militar, o curso que terá duração de 20 dias, perfazendo 180 horas aulas, e vai ter a presença de 26 alunos. A atividade é realizada na sede do CPAMB, na avenida Santos Dumont, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

FOTO: Divulgação/PMAM

Publicidade

Leia mais

Crianças vítimas de maus-tratos são resgatadas no Jorge Teixeira

elayne

Pará terá Forças Armadas no combate a crimes ambientais

elayne

Policiais militares da 20ª Cicom detêm homens por roubo e tráfico de drogas no Tarumã

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais