Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura promove campanha contra poliomielite e multivacinação em 300 pontos na cidade

Publicidade

Com mais de 900 profissionais de saúde em atuação, a Prefeitura de Manaus está promovendo neste sábado, 17/10, o Dia “D” de mobilização de multivacinação e a campanha contra a poliomielite com mais de 300 postos em toda a cidade. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibiliza 135 postos fixos e 200 volantes, para atender crianças e adolescente na faixa etária de zero a 14 anos, de 8h às 17h.

A recomendação é que os pais apresentem o cartão de vacina na hora do atendimento para que seja verificado quais vacinas necessárias para imunização. “É muito importante que as pessoas compareçam a unidade de saúde, ou qualquer posto de vacinação, com o cartão de vacina. O corpo técnico vai avaliar quais as vacinas pendentes para que todas as crianças e jovens estejam imunes de qualquer doença e que não haja reincidência viral de nenhum tipo. A melhor forma de evitar doenças graves é fazendo a prevenção”, alertou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Na campanha contra a poliomielite, todas as crianças na faixa etária de um a quatro anos deverão receber uma dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP). Para crianças de dois meses até 11 meses e 29 dias, os profissionais de saúde irão avaliar o cartão de vacina e verificar a necessidade de doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).

Para o vigilante Alessandro Ferreira, 36, a campanha é uma forma de garantir a saúde de sua filha ainda mais em um período tão difícil quanto a pandemia do novo coronavirus. “Eu soube através dos meios de comunicação e chamei a minha filha Yasmim, de 13 anos, para vir atualizar o cartão de vacina dela. Hoje vivemos um momento de incertezas e se prevenir de todo o tipo de doença que pudermos é o melhor caminho e graças à Deus minha filha pensa da mesma forma. A gente tem que correr atrás, não esperar acontecer o pior”, disse.

Postos volantes

O Dia “D’ de mobilização é uma estratégia utilizada para ampliar o número de postos de vacina, atendendo a população em um sábado, quando pais e responsáveis que trabalham durante a semana terão uma nova oportunidade para proteger os filhos contra várias doenças. Por isso, Além dos postos fixos de vacinação, a prefeitura garantiu a instalação de 200 postos volantes realizando a busca ativa para vacinação de crianças e adolescentes em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados e shoppings.

“Eu tenho três filhos e eu não deixo faltar nenhuma vacina para eles. Eu coloco a saúde dos meus filhos em primeiro lugar e mesmo indo no posto de saúde com frequência, a iniciativa de ter postos de vacinação móveis vem ajudar tanto a mim, quanto a qualquer um. É importantíssimo que todos se atentem as vacinas, mantenham elas em dia, para que todo tipo de doença seja exterminado”, ressaltou a dona de casa Francinêis Amancio de Oliveira, 40.

A ação deste sábado também está disponibilizando as seguintes vacinas: BCG, que previne a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B; Rotavírus, contra a gastrointerite; Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C; Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos); Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Vacina HPV; Hepatite A; Dupla Adulto, contra difteria e tétano; e Febre Amarela.

A campanha foi iniciada no dia 5 de outubro, já ofertando as vacinas em 168 pontos de atendimento nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus e segue até o final de outubro. A lista com o endereço dos 135 postos fixos que estão funcionando hoje, no Dia “D”, pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

Texto – João Paulo Gonçalves/Semcom

Fotos – Ingrid Anne/Semcom

Publicidade

Leia mais

Microplásticos encontrados em testículos humanos impactam a saúde e o meio ambiente

elayne

Dependência tecnológica em adolescentes: como identificar e tratar?

Daly Ruiz

Manaus segue avançando na Saúde e é líder no ‘Previne Brasil’ pela quarta vez consecutiva

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais