Conexão Amazônica
AMAZONAS

“Vampirão” estará recebendo doações de sangue nesta quinta-feira, no Shopping Ponta Negra

Publicidade

O Shopping Ponta Negra, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), estará realizando nesta quinta-feira (23), das 13h às 19h, uma campanha de doação de sangue. A Unidade Móvel do Hemoam, conhecida como “Vampirão”, estará no estacionamento externo (L1) do shopping para atender as pessoas que quiserem fazer a doação de sangue.

“Estamos felizes em poder receber uma campanha que ajuda a conscientizar a população local sobre a importância deste gesto solidário, que ajuda a salvar muitas vidas todos os dias”, destacou a coordenadora de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado.

Publicidade

Nesta terça (21) e quarta-feira (22), das 10h às 22h, o Hemoam estará com um estande, localizado no primeiro piso (L1) do mall, para divulgação da campanha e ainda tirar dúvidas a respeito das doações.

A subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Alencar, conta que o órgão tem intensificado as ações de coleta com o objetivo de alcançar até mil bolsas de sangue até o carnaval. “Estamos trabalhando para garantir um bom estoque para esse período, que é quando a demanda aumenta”, informa.

Pessoas de todos os tipos sanguíneos poderão doar. “Principalmente quem possui o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo, e o O+, que é o sangue mais comum na população amazonense”, disse Eleonora.

Durante a ação no Shopping Ponta Negra, as pessoas passarão por uma triagem da equipe da saúde do Hemoam, e será necessário preencher os requisitos para estar apto a doar sangue.

Entre eles, ter acima de 18 anos, portar um documento oficial com foto, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), pesar acima de 50 quilos, ter tido uma boa noite de sono (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido medicamento e nem bebida alcoólica.

Pessoas que tiveram Hepatite após os 11 anos de idade, Malária, algum tipo de câncer, Doença de Chagas ou se foi submetido a transplante de órgãos ou de medula, não poderão participar da doação. O Hemoam obedece a normas do Ministério da Saúde, que visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Publicidade

Leia mais

Solenidade marca apresentação de nova gestão administrativa do MPF no Amazonas

elayne

Wilson Lima inaugura Hospital de Retaguarda da Nilton Lins, ampliando leitos para pacientes de Covid-19

elayne

Adaf orienta empresas de transporte terrestre sobre o trânsito de frutos hospedeiros da mosca-da-carambola

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais