Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

17 Casos de intoxicação por metanol são confirmados no Brasil

Publicidade

O Ministério da Saúde informou ter recebido 217 notificações de intoxicação por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Deste total, 17 casos já foram confirmados e 200 permanecem em investigação.

O boletim mais recente, divulgado na noite de segunda-feira (6), apresenta São Paulo como o estado com maior número de ocorrências, 82,49% das notificações — sendo 15 casos confirmados e 164 sob apuração. No Paraná, há dois casos confirmados e quatro em análise.

Outros 12 estados também investigam possíveis ocorrências: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (2).

No que diz respeito às mortes, duas foram confirmadas em São Paulo, enquanto 12 seguem em investigação — sendo um caso no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.


Laboratórios de referência e apoio federal

Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o governo federal vai apoiar o estado de São Paulo para agilizar a confirmação dos casos de contaminação por metanol.

Dois laboratórios atuarão como referência nacional: um na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outro na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Unicamp contará com a estrutura do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), com capacidade para realizar cerca de 190 exames diários. Segundo o ministro, o local poderá também receber amostras de outros estados para análise e confirmação de casos suspeitos.


Expansão da rede de diagnósticos

A Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, também disponibilizará um laboratório para auxiliar São Paulo e outros estados que tenham dificuldades na realização dos testes de detecção do metanol.

Padilha reforçou que os profissionais de saúde devem notificar imediatamente qualquer suspeita de intoxicação:

“Não é necessário esperar a confirmação laboratorial para iniciar o tratamento”, destacou.


Ampliação do estoque de antídotos

No sábado (4), o Ministério da Saúde anunciou a compra de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, destinados ao estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar intoxicações causadas por bebidas adulteradas.

O fomepizol deve chegar ainda nesta semana e será distribuído para os centros de referência estaduais. Segundo Padilha, a medida visa garantir “um estoque estratégico por precaução”.

Ambos os antídotos — etanol e fomepizol — podem ser usados em casos suspeitos, sempre sob prescrição e monitorização médica.

A aquisição do fomepizol foi realizada em parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e um fabricante japonês, que mantém estoques nos Estados Unidos.

Foto: Reprodução

Publicidade

Leia mais

TSE aprova envio de tropas federais para três cidades no segundo turno

elayne

Mundo registra mais de 5 milhões de mortes por Covid

elayne

Prefeitura e MP-AM assinam Acordo de Cooperação para a implementação de Núcleos de Mediação Comunitária

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais