Cerca de 15 milhões de brasileiros são afetados pelas doenças reumáticas, que atingem pessoas de ambos os sexos e todas as idades
Popularmente conhecido como reumatismo, as doenças reumáticas atingem atualmente cerca de 15 milhões de brasileiros de todas as idades, com maior incidência em mulheres na faixa de 30 a 40 anos e idosos acima de 60 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Celebrado no dia 30 de outubro, o dia nacional de luta contra o reumatismo foi criado para conscientizar a população em relação a necessidade do seu diagnóstico precoce e tratamento adequado.
De acordo com o ortopedista do Hapvida Saúde, Rodrigo Polo, o reumatismo não é uma doença em si. “É um termo que reúne várias doenças que comprometem articulações, ossos, tendões e músculos, além de algumas doenças do sistema imunológico, entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite, fibromialgia, entre outras”, explica o médico.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas. A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população. As doenças reumáticas também podem comprometer órgãos do corpo humano, como rins, o coração, pulmões e o intestino, assim como a pele.
Sintomas
Dentre as diversas formas de se manifestar, as doenças reumáticas apresentam como principais sintomas:
– dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas;
– vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;
– dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;
– dores ao esticar os braços sobre a cabeça;
– dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço
O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos – com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros – e tratamento farmacológico – com o uso de medicamentos.
Tratamento
O ortopedista destaca que as doenças reumáticas se apresentam como inflamações e geralmente associadas a um importante comprometimento da qualidade de vida, pois muitas vezes provocam uma limitação para a realização de diversas atividades do dia a dia.
O especialista observa que todo tratamento deve ser individualizado, mas de uma maneira geral, medidas para prevenção e tratamento envolvem melhorias no estilo de vida. “Essas melhorias incluem desde a mudança para hábitos alimentares saudáveis, adotar a prática regular de exercícios físicos, controle de peso e redução da oxidação e inflamação. Uma alimentação saudável, com ação antioxidante e anti-inflamatória é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças reumáticas”, esclarece o médico do Hapvida, Rodrigo Polo.
Saiba mais
Conheça algumas características de seis doenças reumáticas que acometem a população brasileira:
Artrite Reumatoide – doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações várias articulações com causa ainda desconhecida.
Fibromialgia – síndrome caracterizada por dor muscular generalizada crônica, dor à palpação da musculatura, alterações do sono, cansaço e problemas com humor, concentração e memória.
Gota – doença inflamatória que acomete sobretudo articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está acima do normal
Lombalgia – dor que ocorre na região lombar inferior; problema comum que afeta mais pessoas que outra afecção.
Lúpus Eritematoso Sistêmico – doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva ou mais rapidamente.
Osteoartrose – também designada como Osteoartrite, é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos popularmente como ‘bicos de papagaio’.