Conexão Amazônica
GERAL

Sábado é dia de assistir filme sobre “música do beiradão”

Publicidade

O documentário “O áureo da música do beiradão nas rádios manauaras (Difusora e Rio Mar) na década de 80” será apresentado neste sábado, no Cineteatro Guarany

Quer conhecer um pouco mais sobre a tradicional “música do beiradão”? Então não perca o documentário “O áureo da música do beiradão nas rádios manauaras (Difusora e Rio Mar) na década de 80”. A apresentação faz parte da Mostra de Cineastas Amazonenses, é gratuita e acontecerá no próximo sábado (29/7), às 18h30, no Cineteatro Guarany. O documentário é obra de Paulo Moura, compositor, produtor e jornalista.

Publicidade

Ele nasceu em Manaus, mas foi criado no município de São Gabriel da Cachoeira. Foi na “terra das corredeiras” que Paulo Moura conheceu o ritmo que até hoje embala as festas interioranas no Amazonas. O filme conta como deu-se a trajetória, pelo interior do estado, do ritmo animado, agitado e bom pra ser dançado.

Por meio das rádios, a “música do beiradão” viajava nas ondas médias e chegava, até mesmo, naquelas cidades mais distantes. “As letras alegres convidam o povo a dançar, levantando muita poeira durante as festas em comunidades, onde o salão é um espaço aberto de terra batida, e em sedes, localizadas em casas ‘caneludas’, com longo alicerce de madeira para enfrentar o período de cheia”, disse Paulo Moura.

O estilo musical, para quem ainda não o conhece, tem como instrumentos primordiais o saxofone e a guitarra nas diversas composições, conforme consta em pesquisa feita pela jornalista Shirley Assis. Ela, também, é responsável pelo roteiro e narração do documentário.

Durante o estudo feito sobre a “música do beiradão”, a jornalista ouviu relatos de Paulo Moura e de estrelas do ritmo como Teixeira de Manaus, Oseas da Guitarra, Magalhães da Guitarra, Chiquinho David, Chico Caju, mestre Pinduca e Carlos Santos, cantor e proprietário da Gravasom, gravadora em Belém do Pará.

Após a apresentação, Paulo Moura conversará com o público presente sobre a produção, o processo de criação e as dificuldades de entrevistar as estrelas desse gênero musical. O ritmo alegre não conquistou apenas os amazonenses. Neste mês de julho, o documentário foi apresentado a jornalistas, profissionais da cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, ganhando elogios.

O Cineteatro Guarany fica na avenida Sete de Setembro, n⁰ 1.546, Vila Ninita. O filme tem entrada gratuita e classificação livre.

Publicidade

Leia mais

Um dos maiores perfumistas do mundo assina nova fragrância para o público brasileiro

elayne

Prefeitura de Manaus paga valores retroativos de progressões funcionais a servidores da Semed

elayne

Cozinha comunitária no Valparaíso passa a ser abastecida com água tratada e comunidade do entorno é beneficiada com Tarifa Social

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais