Conexão Amazônica
CULTURA

Amazonas to go auxilia turista a conhecer sabores amazônicos

Publicidade

Iniciativa aponta opões de onde conhecer bebidas amazonenses que encantam os turistas com a mescla da cultura e criatividade

Drinques e cervejas que dão o aroma e o sabor da floresta atraem cada vez mais turistas ao Amazonas. Os ingredientes únicos da região amazônica são usados por especialistas na construção das cartas de bebidas de bares e restaurantes. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) destaca iniciativas que fomentam o cenário local dos coquetéis amazônicos.

Com a alta procura, as bebidas regionais vêm ganhando novos espaços nos bares e restaurantes do Amazonas, seja ao incluir drinques com frutas e sabores regionais, oferecer rótulos de cervejas aos clientes para harmonizar com os pratos ou para amenizar o calor. Confira a rota turística preparada pela Amazonastur para os turistas que desejam desfrutar dos drinques amazônicos.

De acordo com André Bueno de Matos, que atua há 13 anos no mercado, a mixologia é o estudo de combinação de sabores, texturas e aromas. Para o especialista, o trabalho valoriza a cultura local e pode ser uma rota turística interessante de coquetéis autorais.

“A mixologia na questão turística é muito mais que entregar sabor, é entregar uma cultura local, ingredientes regionais e únicos, é como se contasse uma história através dos sabores”, destacou o mixologista.

Por meio da mistura com ingredientes locais, bebidas com cachaça branca, cachaça com jambu, espuma de gengibre e cupuaçu começam a surgir as bebidas autorais, segundo Matos.

Outros drinques ampliam a experiência turística e cultural. De autoria de Matos, bebidas com formiga e beiju – alimentos indígenas – transportam o turista para a experiência nas comunidades dos povos originários.

Cervejas e destilados

Da criatividade e também da matéria prima amazonense, nasceu Eurydice Gin, a primeira destilaria de Manaus licenciada pelo Ministério da Agricultura, segundo o proprietário da marca, Daniel Cruz. Fundada, em 2020, a empresa resgata as especiarias amazônicas em sua receita, que além disso, tem o processo 100% sustentável.

Para Daniel, a experiência gastronômica do turista deve ser completa, não apenas nos alimentos, mas também nas bebidas, o que define como “fechar o ciclo da experiência”. O empreendedor também destaca que para isso todos os insumos são locais.

“Produzimos aqui no Amazonas. Nós substituímos insumos importados por insumos locais em nossas formulações. Nosso gin tem 85% dos custos de produção locais. E, no processo, utilizamos o tipo de álcool que é produzido no Amazonas para suprir as indústrias do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. Outro exemplo é o xarope de guaraná que também usamos da produção agrícola local”, informou Daniel.

A cervejaria artesanal Sarapó é outra opção para quem está interessado em conhecer as bebidas amazônicas. Com nome inspirado em um peixe, a empresa familiar dispõe de sete rótulos de cerveja e está localizada em dos principais cartões-postais amazonense – o município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

No site https://www.cervejariasarapo.com/onde-encontrar e nas redes sociais @cervejariasarapoo, os turistas podem encontrar a lista de empreendimentos que comercializam a bebida. Já para os interessados no gin, além de encontrar o produto em restaurantes da cidade, o perfil nas redes sociais @eurydice_gin apresenta outras informações sobre os lugares disponíveis.

Como conhecer o Amazonas

As agências turísticas cadastradas para realizarem visitas ao destino Amazonas podem ser consultadas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou podem ser buscadas no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.

O Amazonas to go é uma iniciativa do Governo do Amazonas, que auxilia o turista a conhecer os atrativos turísticos, hospedagens, telefones úteis e muito mais.

Conheça outros drinques

Caxiri
Dica: Caipirinha Amazônica com cachaça de jambu e puxuri e frozen de camu-camu.
Endereço: Rua 10 de Julho, 495 – Centro
Contato: (92) 98405-4769/ @caxiri_amazonia

Fitz Carraldo
Dica: Murupi e melancia – uma mistura de tequila, xarope de cumaru, limão, melancia e pimenta murupi; Caipirinha de Jambu – cachaça de jambu, folhas de jambu e limão; além do Gin de Cupuaçu – gin, limão siciliano, cupuaçu, cumaru e água com gás.
Endereço: Rua 10 de julho, Hotel Villa Amazônia – Centro
Contato: (92) 98643-1122/ @fitzcarraldobistro

Flor do Luar
Dicas: Mojito de maxixe e mangarataia
Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 129, Novo Airão
Contato: (92) 99418-0865/ @flutuanteflordoluar

Tambagrill
Dica: A mistura de sabor perfeita entre canela e cupuaçu.
Endereço: Avenida Ephigênio Salles, nº 2600
Contato: (92) 3343-3343/ @tambagrill

FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur e André Bueno/Divulgação

Publicidade

Leia mais

Visa Manaus realiza evento em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, na Aleam

elayne

Prefeitura de Manaus sai na frente na aplicação de leis de fomento à cultura

elayne

Prefeitura de Manaus encerra oficina de Cenografia com fomento à criatividade e inovação no setor artístico

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais