Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura recebe veículos e equipamentos do MPT para reforçar ações de vigilância à saúde do trabalhador em Manaus

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Divisão do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (DIVCerest/Regional Manaus), recebeu dois veículos e equipamentos de informática doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) – Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região.

A entrega oficial foi realizada na tarde desta sexta-feira, 28/7, no Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, pela procuradora do Trabalhado Joali Oliveira, à assessora técnica da Subsecretaria Municipal de Saúde, Aldeniza Souza, que representou a Semsa e ao chefe da DIVCerest, Jean Maximynno.

Publicidade

“Essa entrega é um reconhecimento ao trabalho da Semsa. Isso agrega e potencializa a nossa capacidade técnica e administrativa para desenvolver as nossas ações. Saliento aqui a importância do Cerest que vem desenvolvendo parcerias com foco na saúde do trabalhador que são fundamentais para todos”, assinalou Aldeniza.

Os dois veículos, um utilitário (S10 Cabine Dupla 4×4) e um veículo de passeio (Ônix), e os equipamentos de informática (computadores, no-breaks e tablets) foram destinados para a utilização nas ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador executadas pela DIVCerest/Regional Manaus.

A procuradora Joali Oliveira explicou que as doações resultam de valores cobrados a empresas que apresentam alguma irregularidade trabalhista e descumprem as obrigações que são acordadas com o MPT, como ajustamentos de conduta.

Esses valores são obtidos por meio de aplicações de multas por pagamento de indenizações por danos morais coletivos, e precisam ser revertidos para a sociedade conforme previsto em lei. Sendo assim, o Ministério Público, como forma de dar publicidade a essa restituição de valores para instituições sem fins lucrativos e órgãos públicos, publicou um edital este ano para fazer um chamamento público para pessoas e entidades interessadas em apresentar algum projeto.

“O Cerest apresentou seu projeto, foi selecionado para ser beneficiado por uma reversão de valores. A justificativa que embasou essa reversão de valores foi justamente a atuação da vigilância da saúde do trabalhador e da trabalhadora. Por isso temos no Cerest um parceiro para identificar essas irregularidades dentro das empresas e informar o MPT, para que dentro de suas atribuições atue em benefício da sociedade”.

Segundo o chefe da DIVCerest, Jean Maximynno, os equipamentos de informática incluem cinco tablets, um notebook e dez computadores, que serão utilizados no desenvolvimento das atividades técnicas e administrativas e também os Núcleos de Saúde do Trabalhador e/ou Equipes de Referência Técnicas dos municípios da área de abrangência do Cerest, incluindo Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaquiri.

“Os veículos serão usados no desenvolvimento de ações no município sede do Cerest, nos municípios da área de abrangência e nas ações de vigilância/inspeções em ambientes e processos de trabalho, sendo imprescindível o uso de um veículo de grande porte para o deslocamento de equipes e que comporte bagagens, equipamentos e materiais impressos”, explicou Jean Lopes.

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus) tem atribuições como: ser articulador da Política Municipal de Saúde do Trabalhador intra e intersetorialmente; prover retaguarda técnica para os estabelecimentos e profissionais de saúde no desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e vigilância dos ambientes e processos de trabalho, tanto de trabalhadores urbanos quanto rurais, independente de vínculo empregatício; por ser um Cerest Regional tem atribuição de implementar as ações de Saúde do Trabalhador em oito municípios da sua área de abrangência: Manaus, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaquiri.

— — — 

 Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa

Publicidade

Leia mais

App ‘Ronda Maria da Penha’ é lançado para aumentar a segurança de mulheres que têm medida protetiva

elayne

Projeto ‘Sine nos Bairros’ da Prefeitura de Manaus impulsiona empregabilidade em três pontos da cidade

elayne

Visa Manaus apreende 13 toneladas de alimentos com prazo de validade adulterado na zona Leste

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais