A Pré-Escola Creche Infante Tiradentes (PECIT), visando auxiliar os pais durante o período de isolamento social, desenvolveu metodologia de Ensino a Distância (EAD) própria, utilizando recursos comuns disponíveis, sem grande tecnologia, em complemento ao Projeto AULA EM CASA, implantado pela SEMED, em parceria com a SEDUC, com a utilização das Atividades Lúdicas do EBA! VAMOS BRINCAR.
A iniciativa partiu da necessidade de auxiliar os responsáveis em realizar atividades com seus filhos.
A gestora da Pré-Escola, Tenente Coronel PM Rejane Filgueiras, explicou que o projeto que recebeu o nome de PECIT EM CASA, foi elaborado de forma estratégica, alinhado com os valores e premissas da instituição, com objetivo de dar continuidade ao planejamento pedagógico, buscando manter a excelência e qualidade do ensino da educação infantil, uma vez que não é obrigatória.
A atividade possui várias etapas, usando como base o aplicativo Telegram. Com a nova proposta, são atendidos aproximadamente 1.900 alunos, que são assistidos por seus pais, que receberam prévia orientação da equipe docente. “Reunimos os pais em grupos e os direcionamos ao Telegram, para onde enviaremos todas as atividades que serão feitas de segunda à sexta-feira”, explicou.
A metodologia consiste no cumprimento do cronograma de atividades, envolvendo links com vídeos no YouTube, exercícios nos livros didáticos e em PDF. Todo esse material é formatado e analisado por uma equipe pedagógica, antes de chegar aos responsáveis.
A gestora explicou, ainda, que as aulas iniciam com um momento cívico, em que os estudantes cantam o Hino Nacional, a Canção da Polícia Militar do Amazonas ou a canção Fibra de Herói, para daí então iniciarem as atividades pedagógicas. A fim de estimular a dinâmica do estudo, é sugerido o uso do uniforme como uma forma de estímulo para que a criança se sinta na própria escola.
Ingrid Vasconcelos, 27, mãe da aluna Beatriz de Araújo, parabenizou a empreitada, enfatizando que o programa incentiva pais e filhos a usarem criatividade durante o cumprimento das atividades de ensino. “Aqui em casa costumamos dizer que estamos brincando e aprendendo, pela simplicidade e clareza no conteúdo que é passado, isso está deixando minha filha super receptiva com o aprendizado em casa”, disse.