Conexão Amazônica
CULTURA

Grandes chefs participam da 5ª edição da Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA), em Manaus

Publicidade


 O evento é gratuito e reúne nomes nacionais e internacionais

Embarque numa viagem pelo incrível mundo de aromas, cores e sabores da gastronomia amazônica. Esse é uns dos propósitos da quinta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), que promete contar com a presença de grandes chefs nacionais e internacionais.

Publicidade



A programação contará com exposição de produtos e serviços, além de rodada de negócios, arena gastronômica com cozinhas-show e presenças de chefs regionais, nacionais e internacionais. Além de oficinas voltadas para o público infantil, espaço voltado para o empório, com degustação e harmonização de queijos e vinhos e pratos com ingredientes regionais.



Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a expectativa para a FIGA deste ano é grande, já que o evento é um impulsionador da gastronomia e dos trabalhos desenvolvidos no segmento de alimentação fora do lar. “Vamos chegar com força total e convidamos o público para prestigiar a feira, que além de promover a gastronomia local, também será um gerador de negócios para o segmento”.



*Conheça os chefs nacionais confirmados*



O evento contará com a participação de nomes renomados da gastronomia nacional, dentre eles Daniela Martins – (PA), Luana de Sousa Oliveira – (TO), Amanda Vasconcelos – (AC) e Paulo Machado – (MS).


A Chef de cozinha e Doutora em Turismo e Hotelaria, Luana Oliveira, vai falar sobre as Rotas Gastronômicas Indígenas do Tocantins. É a terceira geração de cozinheiros da sua família, filha do chef Ofir de Oliveira, aliando a prática à teoria.



Já Chef Paulo Machado, vai nos apresentar pratos que fazem sucesso nas rotas gastronômicas do Pantanal. Sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal, o Mato Grosso do Sul, e tem a publicação do livro “Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores”. Atualmente, integra o projeto “Brasil em Sabores” promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) com o objetivo de divulgar os sabores da cozinha brasileira no mundo, sendo Embaixador Gastronômico da Região Centro-Oeste. Ele está à frente do projeto da Rota Gastronômica Pantaneira e estreou o programa Food Safari na televisão brasileira.



A acreana Amanda Vasconcelos vai trazer a receita de uma entrada Amazônica que serve no seu restaurante, Casa Tucupí, e é proprietária do Sobrado Tucupi, bar com drinques e petiscos nortistas em São Paulo.



As receitas da avó, Anna Maria Martins, serão a assinatura da Chef Daniela Martins. Ela é a filha de Paulo Martins que mostrou a culinária e os ingredientes amazônicos para o mundo. Por 40 anos, a família comandou o restaurante Lá em Casa. A família Martins trabalhou o turismo gastronômico durante 15 anos com o evento Ver o Peso da Cozinha Paraense. Hoje Daniela comanda a empresa É pra Levar.



Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) a Figa tem como um dos principais objetivos realizar um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais e divulgar a gastronomia amazônica para diversos países. O evento será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir das 10h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, esquina com Pedro Teixeira, 5001, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Publicidade

Leia mais

Grupo de teatro realiza curso de formação para jovens voltado ao setor cultural

elayne

Prefeitura participa de lançamento da nova regulamentação da Lei Paulo Gustavo

elayne

Nesta quinta-feira (13), OAB-AM realiza primeiro evento indígena “Vozes da Floresta”

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais