Conexão Amazônica
CULTURA

Com a presença de chefs internacionais, a Figa leva gastronomia amazônica para o mundo

Publicidade

O evento gastronômico será realizado nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, com entrada gratuita

Os apreciadores de uma boa gastronomia já podem se animar! Vem aí, a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA, que contará com a presença de nomes renomados da culinária internacional, como Heinz Wuth e o Jaime Rodriguez.

Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a feira visa realizar um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais, além de divulgar a gastronomia amazônica para diversos países.

Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a Figa irá promover a troca de conhecimentos, a valorização da gastronomia e dos ingredientes amazônicos. “A presença de chefs internacionais é muito importante, pois tanto enriquecem o saber técnico ligado a gastronomia, quanto divulgam a Amazônia em diferentes locais e quando retornarem aos seus países levarão a marca da nossa região”, afirma Zamperlini.

Em 2023, o evento contará com uma programação diferenciada, como exposição de produtos e serviços, rodada de negócios, arena gastronômica com cozinhas-show e oficinas voltadas para o público infantil, onde as crianças poderão colocar a mão na massa, podendo produzir seus próprios biscoitos e degustá-los.

Conheça os chefs internacionais confirmados

O chileno, Heinz Wuth, é educador e divulgador da gastronomia científica. Os seus trabalhos apresentados nas redes sociais, contam com mais de 3,5 milhões de seguidores. A base do seu trabalho é a prática, experimentação, segurança, conservação dos alimentos, cozinha de precisão e sous vide. “Isto é Ciência e Cozinha”, o livro de Heinz Wuth, que será lançado este ano, revela os segredos e conhecimentos da ciência aplicada na cozinha.

Já o colombiano, Jaime Rodriguez, é do restaurante Celele de Cartagena, considerado o 19º melhor restaurante da América Latina. Recebeu grandes prêmios em sua careira em concursos como: Bocuse d ́Or Lagn América, no México DF 2011; Copa do Mundo de Young Chef de la Chaine des Rotisseurs, em Istanbul Türkiye 2011; Melhor jovem chef da Colômbia em 2010 e Melhor chef da região do Caribe em 2016.

Participação Internacional

Verónica Socarras é especialista em Turismo Gastronômico pela Basque Culinary Center, da Espanha, e responsável pela marca Colômbia de Gastronomia, escreve para vários veículos de comunicação da Colômbia, sobre gastronomia e viagens.

Publicidade

Leia mais

Lenda Amazônica: Cobra Grande, a devoradora de gente nos rios

elayne

Salux Health Innovation Week’ reúne startups no maior evento do setor no Sul do Brasil

elayne

Prefeitura prorroga prazo para prestação de contas da Lei Aldir Blanc

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais