Conexão Amazônica
CIDADES

David Almeida entrega primeiro ônibus 100% elétrico da região Norte

Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (4) o prefeito David Almeida revolucionou o transporte público de Manaus com a entrega do primeiro ônibus 100% elétrico. O veículo irá funcionar na linha 125, e vai atender em especial a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O ônibus recebeu carinhosamente o nome “Preservar”

O veículo elétrico tem 12 metros de comprimento, ar-condicionado e com capacidade para 27 passageiros sentados, 43 em pé. Possui ainda espaço para cadeirantes, e com a suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U traz conforto e segurança.

O Preservar recebeu uma pintura especial que se assemelha com a pele de uma onça. Na lateral um slogan com a frase “Eu sou amigo da Amazônia”, serve para enfatizar que o veículo não poluí o ar . Segundo o prefeito esse é apenas o primeiro passo para trazer cada vez mais benefícios ao meio ambiente.

“Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser jogados no ar. Estamos fazendo essa mudança e implementando esse novo conceito, que é mundial. Isso é Manaus avançando e dando exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, enfatizou Almeida.

Para o vice-prefeito e secretário- chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, a entrega do ônibus elétrico marca a nova era da tecnologia na mobilidade urbana.

O vice-prefeito Marcos Rotta frisou a importância da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado. ” Hoje, com a chegada do primeiro ônibus elétrico a Prefeitura de Manaus entra a era de tecnologia, graças ao apoio importante e parceria com o governo do Estado, que permitiu a chegada do primeiro (ônibus). Outros virão, para que a gente possa melhorar a frota e dar esse padrão de modernidade ao transporte público da cidade”. destacou o vice-prefeito

Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, o motivo da escolha da linha se deve a parceria firmada entre a Ufam e a Prefeitura de Manaus. Após o funcionamento do Preservar, os alunos realizarão um estudo para pontuar os benefícios do veículo elétrico para o sistema de transporte público.

Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom

Publicidade

Leia mais

Mãe das águas: Grafite em reservatório na Ponta Negra destaca cores e cultura da Amazônia

elayne

Chegada da energia elétrica no Lago do Piranha, comunidade de Manacapuru, mudou o cotidiano de pessoas como o estudante Anézio

elayne

Médica faz piada com intubação de pacientes em Hospital de Campanha

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais