Na manhã desta segunda-feira (4) o prefeito David Almeida revolucionou o transporte público de Manaus com a entrega do primeiro ônibus 100% elétrico. O veículo irá funcionar na linha 125, e vai atender em especial a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O ônibus recebeu carinhosamente o nome “Preservar”
O veículo elétrico tem 12 metros de comprimento, ar-condicionado e com capacidade para 27 passageiros sentados, 43 em pé. Possui ainda espaço para cadeirantes, e com a suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U traz conforto e segurança.
O Preservar recebeu uma pintura especial que se assemelha com a pele de uma onça. Na lateral um slogan com a frase “Eu sou amigo da Amazônia”, serve para enfatizar que o veículo não poluí o ar . Segundo o prefeito esse é apenas o primeiro passo para trazer cada vez mais benefícios ao meio ambiente.
“Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser jogados no ar. Estamos fazendo essa mudança e implementando esse novo conceito, que é mundial. Isso é Manaus avançando e dando exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, enfatizou Almeida.

Para o vice-prefeito e secretário- chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, a entrega do ônibus elétrico marca a nova era da tecnologia na mobilidade urbana.
O vice-prefeito Marcos Rotta frisou a importância da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado. ” Hoje, com a chegada do primeiro ônibus elétrico a Prefeitura de Manaus entra a era de tecnologia, graças ao apoio importante e parceria com o governo do Estado, que permitiu a chegada do primeiro (ônibus). Outros virão, para que a gente possa melhorar a frota e dar esse padrão de modernidade ao transporte público da cidade”. destacou o vice-prefeito
Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, o motivo da escolha da linha se deve a parceria firmada entre a Ufam e a Prefeitura de Manaus. Após o funcionamento do Preservar, os alunos realizarão um estudo para pontuar os benefícios do veículo elétrico para o sistema de transporte público.
Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom