Conexão Amazônica
CIDADES

Estrutura metálica da passarela de pedestres da Ephigênio Salles é instalada e obra chega a 80% de execução

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou, na madrugada deste sábado, 16/9, o içamento e a montagem da cobertura, do guarda-corpo e do corrimão da nova passarela na avenida Ephigênio Salles, no trecho em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

“Essa obra impactará diretamente na fluidez do trânsito, neste que é um dos principais gargalos da cidade de Manaus. A faixa de pedestre com o semáforo na frente do Tribunal de Contas resulta em vários períodos de retenções ao longo do dia. Agora, com a nova passarela, o motorista que sair da rotatória do Coroado irá trafegar até a rotatória das Letras no bairro Dom Pedro, sem nenhuma interrupção. Essas estruturas são essenciais para garantir a segurança do pedestre e a mobilidade urbana”, explica o secretário de Obras, Renato Junior.

Essa é uma importante fase da obra que recebe a estrutura metálica, um material resistente e que garante mais segurança ao equipamento. A cobertura conta com telhas termo-acústicas que não absorvem o calor e diminuem o som da chuva, por conta da esponja de isolamento térmico e acústico. O fino acabamento será garantido pela confecção do forro de gesso acartonado e as luminárias embutidas em LED.

Nesta etapa do serviço, a estrutura metálica foi instalada e a obra da passarela será concluída e entregue no mês de outubro deste ano. A colocação da estrutura metálica é realizada sob medida para que todos os espaços dos 38 metros de extensão sejam devidamente aproveitados.

“É uma estrutura mais leve e eficiente. Essa iniciativa tem um significado muito grande por duas razões: garantir a segurança das pessoas e a resistência ao equipamento, uma vez que o material utilizado na estrutura metálica para a passarela é duas vezes mais resistente que outros possíveis materiais. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário Renato Junior é que a obra tenha qualidade, durabilidade e principalmente segurança”, afirma Kleber Fernandes, engenheiro da Seminf, responsável pela obra.

O próximo passo será a implantação dos dois elevadores nas laterais da via, que garantirão a acessibilidade.

Alargamento

Simultaneamente, o alargamento da via é executado a partir das desapropriações no entorno, para a criação de uma terceira faixa de veículos no sentido bairro-Centro.

A avenida é alargada em uma faixa, na extensão de 1,2 quilômetro, no trecho a partir da avenida Mário Ypiranga Monteiro até a avenida Via Láctea. A retirada do canteiro central foi finalizada, assim como a concretagem e a instalação de 450 divisores de pista.



Texto – Valesca Martins/ Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf

Publicidade

Leia mais

Campanha Solidária do Mirage Park arrecada mais de 3 mil absorventes e beneficiará mulheres em vulnerabilidade social

elayne

David Almeida anuncia reabertura do parque Cidade da Criança para o dia 12 de outubro após revitalização

elayne

Força-tarefa de órgãos de segurança e meio ambiente intensifica combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais