Conexão Amazônica
SAÚDE

Setembro Verde: FHAJ e Banco de Olhos do Amazonas fazem campanha para doação de córneas e celebram fila zero  

Publicidade

Setembro Verde: FHAJ e Banco de Olhos do Amazonas fazem campanha para doação de córneas e celebram fila zero  

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vem realizando ao longo desta semana, em parceria com o Banco de Olhos do Amazonas, ações de conscientização das pessoas para a doação de órgãos e córneas. O evento chama atenção para o Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta quarta-feira (27/09).   

O Banco de Olhos funciona na FHAJ e coleta entre 15 a 20 córneas por mês. O diretor-presidente da unidade, Ayllon Menezes, destacou a importância da campanha para a conscientização das pessoas. “O governo do Estado do Amazonas como um todo apoia o Banco de Olhos do Estado e a realização do Setembro Verde, que permite resgatar a qualidade de vida de outras pessoas. Doe órgãos e auxilie o seu próximo”, disse.   

De acordo com a diretora médica do Banco de Olhos, Cristina Garrido, não há fila para quem precisa de córneas no Amazonas desde 2017. Ela ressalta para as famílias de pessoas falecidas que a doação não causa nenhuma alteração estética no rosto da pessoa que, em vida, comunicou o desejo de ser um doador.  

“Quando morremos, os olhos ficam vivos e a lei permite a retirada das córneas em até seis horas após óbito.  Doar não muda a aparência, não sangra e nem danifica a cor do tecido em volta. Vale o que a pessoa disse em vida”, pontua.  

Além disso, ela destaca também que o consentimento deve ser informado à família, e a importância da doação. “Uma doação ajuda no mínimo quatro pessoas e quando a pessoa doa o globo ocular inteiro, o ‘branquinho’ do olho vai para uma criança que tirou um tumor maligno, por exemplo. Quando a população se informa, as doações crescem”, enfatizou Cristina.  

Ações de conscientização com pacientes e acompanhantes foram realizadas na sede da FHAJ na última terça-feira (26/09) e a programação segue com palestras, nesta quarta-feira, no Instituto Médico Legal (IML) junto às famílias. A programação encerra na quinta-feira (29/09) com uma celebração ecumênica no auditório Berlamino Lins na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).   

A importância da doação  

A partir de um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, pele, ossos e tendões.   

Na maioria dos casos, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam de doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto de solidariedade.   

FOTO: Daniel Jordano / FHAJ

Fonte: agenciaamazonas

Publicidade

Leia mais

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem em novos locais nas zonas Leste e Oeste

elayne

Covid-19: Brasil registra 191 mortes e 48,4 mil casos em 24 horas

elayne

Pioneira do +RespirAR, paciente relata história de superação por meio de tratamento no programa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais