Conexão Amazônica
ECONOMIA

INSS concede auxílio doença sem perícia para reduzir fila

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Publicidade

Análise de atestados médicos serão prioritários para se receber o benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está autorizado a conceder benefícios de auxílio doença com base nas análises de atestados e laudos médicos, sem que o trabalhador tenha que agendar perícia medical presencial com médico federal. Isso reduzirá o tempo de espera para que o trabalhador tenha acesso ao benefício.

Atualmente a fila conta com mais de 1,1 milhão de trabalhadores com carteira assinada a espera do auxílio doença, ou incapacidade temporária. Destes mais de 600 mil aguardam pelo agendamento de perícia médica.

A medida foi divulgada pelo Ministério da Previdência Social, que no momento acumula um grande número de pedidos do auxílio. Alguns destes pedidos tinha agendamentos apenas para o ano de 2024.

Na semana passada o Ministério por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) regulamentou a concessão do benefício. Para que o trabalhador tenha acesso ao benefício e necessário que o mesmo envie toda documentação, devidamente assinada pelo profissional registrado, para a plataforma Atestmed, criada para esta finalidade.

Para os casos de acidente de trabalho, o assegurado deve apresentar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O benefício será concedido com dispensa de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal quanto a incapacidade laboral, desde que todos os documentos estiverem de acordo com as regras estabelecidas.

Outra forma encontrada pelo governo para reduzir a fila do auxílio é a ligação direta para os assegurados antecipando as perícias agendadas. Também foram concedidos o pagamento de bônus por produtividade aos servidores e peritos.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Ipea divulga propostas para acelerar desenvolvimento após pandemia

Elaine Marques

Força-tarefa levará água potável para mais de 60 comunidades rurais durante estiagem

Elaine Marques

Pandemia e crise fazem proprietários renegociar contratos de aluguel

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais