A professora de natação do programa “Manaus Esportiva”, da Fundação Manaus Esporte (FME), Kátia Almeida, abraçou o desafio do 1° Troféu Cidade de Manaus de Águas Abertas, etapa da segunda edição do “Manaus Adventure Sport 2023”, e completou o trajeto em 27 minutos e 20 segundos, assegurando o segundo lugar na prova de 1,5 quilômetro na categoria geral feminina.
A atleta competiu com outros 49 participantes e garantiu o pódio para o núcleo Coroado, no maior evento de esporte de aventura integrado no coração da Amazônia, que aconteceu na praia da Ponta Negra, zona Oeste, no último domingo, 8/10. A iniciativa esportiva é da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
O exemplo prático de Kátia ainda competindo em alto nível prova que o quadro de professores da FME é capacitado e antenado nas modalidades em que são responsáveis.
“Participar do Troféu Cidade de Manaus foi muito empolgante, uma vez que a saída acontece com todos os participantes juntos, sem distinção de idade ou gênero. Nadar com meus amigos me deixou mais confiante, pois o rio Negro é muito desafiador. A minha prova foi tranquila em relação à parte técnica. Chegar em segundo lugar superou minhas expectativas, mesmo tendo feito uma excelente prova, já que nadei com meninas de 13, 14 anos, fiz um bom tempo”, declarou.
No sábado, 7, os atletas participaram do revezamento 3×500, em que cada atleta nadou 500 metros. Kátia foi às águas junto com duas colegas e também ficou com o segundo lugar. Já no domingo, além das provas de 1,5 e 3 quilômetros, o Manaus Adventure Sport 2023 promoveu o Desafio Internacional em Águas Abertas reunindo atletas do Brasil, Peru, Holanda e Espanha.
“Ficamos muito felizes em saber que temos uma professora desse gabarito na Fundação Manaus Esporte. Isso passa confiança para o trabalho exercido nas piscinas da MiniVila Olímpica do Coroado. Fico surpreso em saber que a professora Kátia Almeida é uma ex-atleta e isso é muito impactante. Isso passa confiança para os pais dos alunos, até um entusiasmo para os alunos que estão ali começando a dar as primeiras braçadas”, relatou Alexandre Maciel, diretor-presidente da FME.
Texto e fotos – Divulgação / FME