Conexão Amazônica
GERAL

Rotina de trabalho dos profissionais do Samu Manaus é destaque em evento internacional de saúde

Publicidade

A rotina dos trabalhadores de saúde do Serviço Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está sendo destacada no 5° Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras, realizado no auditório Deputado Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Promovido pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam), o evento será concluído nesta quarta-feira, 11/10.  

A participação do Samu acontece por meio da exposição de uma ambulância, equipamentos e materiais que são utilizados no atendimento das ocorrências de emergência na capital. 

Para a diretora do serviço, Ellen Assunção, o evento é uma oportunidade para que a extensão do trabalho do Samu seja reconhecida. 

“Estamos felizes em participar, porque esta é uma oportunidade de mostrar o quanto o nosso trabalho é importante para prestar os atendimentos de urgência e emergência de forma a evitar que a pessoa tenha sequelas ou venha a óbito. Esse trabalho ganha mais relevância agora, na seca, nas comunidades que ficam mais distantes”, explicou.

Além do estande de exposição, o Samu participa do congresso com uma palestra, nesta quarta-feira, 11/10, destacando o trabalho de atendimento às ocorrências à população de áreas ribeirinhas, na zona rural da capital, inclusive as que, este ano, estão isoladas devido ao fenômeno da seca, até agora a quinta maior da história do Amazonas.

O tema será desenvolvido pela chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Samu Manaus, Leda Sobral, que vai destacar a parceria com instituições que dispõem de helicóptero, como é o caso do Departamento Integrado de Operações Aéreas do Amazonas (Dioa) e da Marinha, que apoiam as equipes médicas do Samu. 

“Esse trabalho colaborativo tem sido fundamental para apoiar essas populações que vivem um contexto que tem sido bem desafiador para eles. Queremos discutir o impacto desse trabalho e fortalecer nossas ações de saúde”, assinalou.

A quinta edição do Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras, promovido pelo Simeam, reúne profissionais de saúde e gestores e demais envolvidos com o objetivo de aprimorar o serviço de saúde no interior.

“O evento está sendo proveitoso, porque iremos discutir estratégias para lidar com prevenção e combate a doenças, catástrofes e outras situações que exigem preparo e planejamento de gestores e profissionais de saúde”, explicou o presidente do Simeam, Mário Viana.  

Texto – Divulgação/Semsa  

Fotos – Artur Barbosa/Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura mostra agilidade ao sanar problemas crônicos nas principais avenidas de Manaus

elayne

Em tempos de pandemia, mundo místico ajuda no controle das emoções

Daly Ruiz

Jovem de 23 anos é executado com oito tiros no bairro Compensa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais