Conexão Amazônica
GERAL

Maternidade Moura Tapajóz empossa Comissão de Ética de Enfermagem

Publicidade

Tomou posse, nesta terça-feira, 17/10, a Comissão de Ética de Enfermagem da Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus. A cerimônia, organizada em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), ocorreu no auditório da unidade hospitalar, que é gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em solenidade que contou com a presença de representantes da entidade, gestores da maternidade e profissionais da equipe de enfermagem.

A diretora da MMT, enfermeira obstetra Núbia Cruz, explicou que a comissão é mais uma importante conquista tanto para os profissionais quanto para os usuários da maternidade.

Publicidade

“A existência da comissão fortalece muito a nossa instituição, tanto por sua função educativa, pois dá mais visibilidade para todas as normas, resoluções e legislações da área de enfermagem, quanto por seu caráter reflexivo, fortalecendo, até pelo fato de sua criação em si, o comportamento ético cotidiano de cada um de nossos profissionais”, destacou a diretora.

Os membros, que agora integram a comissão por um período de três anos, são: Jucilene Pereira dos Santos, Sílvia Cristina Matos dos Santos, Andrea Guedes de Oliveira, Ivanise de Souza Pinheiro e Cintya da Marreiro da Rocha. A comissão foi homologada pela decisão do Coren-AM nº 244/23 e Portaria Coren-AM nº 865, de 11 de outubro de 2023.

A coordenadora da Comissão de Ética do Coren-AM, enfermeira Rosinete Lourenço, explicou que as comissões representam os Conselhos Regionais de Enfermagem dentro das instituições e têm função educativa, consultiva e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.

“A criação da comissão de ética permite a valorização dos profissionais de enfermagem e fortalece o respeito e a ética, garantindo, acima de tudo, um atendimento seguro e de qualidade para os pacientes”, ressaltou Rosinete.

Segundo a presidente da Comissão de Ética de Enfermagem da MMT, enfermeira Jucilene Pereira dos Santos, os profissionais de enfermagem são os mais vulneráveis a queixas dos usuários em razão de serem aqueles que ficam a maior parte do tempo em contato direto com pacientes e acompanhantes.

“A partir do estudo e da proximidade com nosso código de ética, nos tornamos mais conhecedores daquilo que é capaz de nos resguardar e da forma que devemos tratar e acompanhar o paciente, de uma forma humanizada e ao mesmo tempo segura”, disse a presidente.

“Esse é mais um passo à frente rumo a uma qualidade da assistência sempre melhor, com qualidade e segurança, tanto para o paciente que nós assistimos quanto para nós como profissionais”, concluiu Jucilene.

Também participaram da mesa de abertura o gerente de Enfermagem da MMT, enfermeiro obstetra Everton de Freitas Gomes, e, representando o enfermeiro Sandro André da Silva Pinto, presidente do Coren-AM, o secretário da entidade, enfermeiro José Iranir do Nascimento.

Texto – Marcella Normando / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa 

Publicidade

Leia mais

Curso ‘Formação de Startups’ abre inscrições para nova turma

elayne

Prosamim abre inscrições de cursos profissionalizantes aos moradores do Residencial Liberdade

elayne

Sine Manaus disponibiliza 206 vagas de emprego nesta quarta-feira, 20/4

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais