Conexão Amazônica
SAÚDE

Outubro Rosa impulsiona mulheres na busca por cuidados com a saúde

Publicidade

O câncer de mama é o tipo mais comum desta doença entre as mulheres, com impacto em suas vidas, de seus entes queridos e de toda a sociedade. No Amazonas, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam 500 novos casos no estado apenas este ano.

A ginecologista do Hospital Nilton Lins (HNL), Soledad Borborema, ressalta que a mobilização e a conscientização gerada pela campanha ‘Outubro Rosa’, é importante para a quebra de tabus e para o encorajamento das mulheres a buscarem assistência médica, o que se reflete no aumento significativo do número de pacientes que procuram os consultórios da unidade de saúde no período.

A especialista acrescenta que a detecção precoce – feita principalmente pelo autoexame periódico – aumenta as chances de tratamento e cura, e em muitos casos, sem a necessidade até mesmo de tratamentos como a quimioterapia.

“O ‘Outubro Rosa’ é um lembrete constante da necessidade de cuidar da saúde das mulheres durante todo o ano. Além do autoexame fora do período menstrual, é fundamental realizar anualmente exames de ultrassonografia e de mamografia, a partir dos 40 anos”, acrescenta Soledad.

Útero

A ginecologista também alerta que além do câncer de mama, as amazonenses devem estar atentas para o câncer de colo de útero. Segundo o Inca, o Estado lidera as estimativas nacionais, com média de 31,71 casos para cada 100 mil mulheres (taxa quatro vezes superior à de São Paulo) e até 2026, 1,8 mil novos casos devem ser diagnosticados.

Soledad destaca que ao contrário da mama, a doença no colo do útero pode ser prevenida e evitada por meio da vacina contra o HPV (Vírus Papilomavírus Humano), que é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde desde 2014 para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e para mulheres adultas.

A especialista destaca ainda a importância de uma vida saudável e equilibrada, com a prática frequente de atividades físicas, não fumar e de uma alimentação natural e pobre em açúcar.

Exames exclusivos

O Hospital Nilton Lins realiza semanalmente atendimentos ginecológicos em sua sede no bairro Parque das Laranjeiras, na zona Centro-sul de Manaus, mediante agendamentos de consultas pelo WhatsApp (92) 3643-2133. Além dos atendimentos particulares, o HNL possui convênio com os planos You Saúde, Fundo de Saúde do Exército (Fusex), Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal de Justiça do Amazonas.

O hospital também dispõe de pacotes de exames exclusivos para o público feminino, que incluem consultas ginecológica com acompanhamento e retorno, hemograma completo, glicose, teste de tireoide e hormônios, exame de Papanicolau, preventivo e ultrassons das mamas e transvaginal.

Para as futuras mamães, o HNL desenvolveu o pacote pré-natal, com vários exames para doenças como sífilis, rubéola, hepatite B, C e HIV e que também inclui tipo sanguíneo e hemograma completo.

Publicidade

Leia mais

Conheça a diferença entre fome emocional e fome física

Daly Ruiz

Um mês após ampliação, o Projeto RespirAR atende cerca de mil pessoas acometidas pela Covid-19

elayne

Prefeitura de Manaus divulga nova edição de informe epidemiológico de arboviroses

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais