Conexão Amazônica
GERAL

Projeto ‘ArteGrave em Prelúdio por Timóteo Esteves’ leva Música e Cultura à escola pública de Manaus

Publicidade

Iniciativa promovida pelo compositor Timóteo Esteves impacta mais de 800 alunos da rede pública e contribui para a Agenda 2030 das Nações Unidas

Manaus, 07 de novembro de 2023 – A cidade de Manaus está prestes a receber um evento cultural de grande relevância para a educação e a promoção da música orquestral brasileira. O projeto “ArteGrave em Prelúdio por Timóteo Esteves” está marcado para acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, às 14h e 15h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona Sul de Manaus.

Publicidade

O evento tem produção técnica e organização da Tearte Produções Musicais e é uma iniciativa que visa levar a cultura e a música clássica para dentro das escolas públicas, construindo uma plateia ávida por conhecimento e contribuindo para a Redução das Desigualdades. Timóteo Esteves, idealizador do projeto, compositor e editor de partituras, destaca a importância do evento. “Para mim, isso marca um momento gigantesco em minha jornada como compositor aqui no Amazonas. Estamos levando a cultura para dentro das escolas, oferecendo concertos gratuitos e atividades culturais acessíveis a todos. Isso é mais do que um projeto, é uma missão e um sonho que estamos realizando juntos”, explica.

O projeto foi contemplado pelo edital n° 007/2022 do Concurso Prêmio Manaus 2022 Thiago de Melo, destinado a artistas e profissionais da cultura. Além de Timóteo Esteves, participam do projeto os artistas convidados: Elis Green, violinista; Thiago Barbosa e Gustavo Garcez, violoncelistas.

Objetivos e Impacto Social

O “ArteGrave em Prelúdio por Timóteo Esteves” tem por objetivo cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. Destacamos os seguintes ODS que o projeto contribui:

ODS 4 – Educação de Qualidade: Proporcionando experiências culturais enriquecedoras para os alunos da rede pública e ofertando a Oficina de Música Criativa para estimular o aprendizado musical.

ODS 10 – Redução das Desigualdades: Oferecendo concertos gratuitos e atividades culturais acessíveis à população, contribuindo para a democratização do acesso à cultura.

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Valorizando a cultura regional da Amazônia e contribuindo para o fortalecimento das comunidades locais ao destacar a importância das raízes indígenas e negras na música orquestral brasileira.

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promovendo a cultura e a música de forma inclusiva e educativa, contribuindo para uma sociedade mais pacífica e justa.

ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: Envolvendo parcerias com instituições públicas e privadas, demonstrando a importância da colaboração e do apoio para a realização desse projeto de impacto.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus disponibiliza 50 vagas para palestra sobre as ferramentas da ISO 14001

elayne

Manauara Shopping renova certificações proporcionando ainda mais segurança e conforto para visitantes e colaboradores

elayne

Sepror e Ministério de Desenvolvimento Agrário buscam beneficiar comunidades tradicionais da agricultura amazonense

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais