Conexão Amazônica
GERAL

Trabalhos da Semsa são premiados durante mostra nacional sobre epidemiologia

Publicidade

Os dois trabalhos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na 17ª edição da Expoepi, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, foram premiados, nesta sexta-feira, 10/11, durante o encerramento do evento promovido pelo Ministério da Saúde (MS). A programação tem o objetivo de gerar troca de experiências e premiar iniciativas que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da Vigilância em Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabenizou os autores dos trabalhos premiados e ressaltou a importância da troca permanente de experiências para o aprimoramento das práticas em saúde pública. “É muito gratificante saber que as iniciativas desenvolvidas no nosso município podem ser referência para outras cidades e ao mesmo tempo conhecer o que está sendo feito em outros lugares com potencial de aproveitamento na nossa rede”, disse.

Publicidade

A “Previsão e variações sazonais da tuberculose pulmonar com base em um modelo híbrido de séries temporais: o que ainda não sabemos sobre o comportamento da doença em uma área tropical da Amazônia, Brasil?”, baseado na dissertação de mestrado do servidor Alexandre Inomata, da Diretoria da Vigilância Epidemiológica, ganhou o segundo lugar na área de Produção Técnico Científica por parte de profissional do SUS que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde (categoria Mestrado).  

Inomata explicou que o trabalho apresentado na Exposição mostrou o desenvolvimento de um modelo híbrido para analisar séries temporais de 10 anos contendo tendência, padrões de variação sazonal e previsão de tuberculose pulmonar em Manaus e que, na prática da vigilância municipal “modelos epidemiológicos de previsão colaboram no planejamento de ações para alcançar as metas para diminuição da incidência da tuberculose”.

Já o “Uso de Ferramentas SIG para Geolocalização e Confecção de Rotas para Vacinação Domiciliar de Influenza em Idosos na Cidade de Manaus em 2000”, que tem como autor principal o servidor da Diretoria de Inteligência de Dados, Bruno Barros de Oliveira recebeu Menção Honrosa na categoria E-Pôster, na área de Prevenção e Controle de Doenças Imunopreviníveis.

Oliveira informou que o objetivo do trabalho desenvolvido com sua equipe foi determinar o conjunto de rotas mais eficiente para visitas domiciliares de equipes de vacinação contra a Influenza em idosos, com base na geolocalização dos domicílios em Manaus durante a primeira onda pandêmica de Covid-19. 

“A geolocalização dos idosos contribuiu com a campanha de vacinação de Influenza de modo a maximizar a aplicação de doses e minimizar tempo e recursos em um momento que esses recursos eram fundamentais para a saúde, devido à primeira onda da pandemia do Covid-19 em Manaus”, afirmou.

Segundo Bruno, a ação contribuiu com a manutenção do isolamento social seguro de um grupo de risco para doença, evitando aglomeração nas salas de vacina, uma vez que a realização da vacinação era realizada na forma domiciliar. 

Aberta na terça-feira, 7/11, a Mostra teve a participação de técnicos e gestores da Semsa Manaus que participaram das mesas-redondas, painéis e mostras centradas em áreas como emergências em saúde pública, doenças negligenciadas, saúde digital, doenças crônicas não transmissíveis, doenças sexualmente transmissíveis, doenças imunopreveníveis, desinformação sobre vacina, políticas públicas e vulnerabilidades em saúde. 

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 12 vagas de emprego nesta sexta-feira, 6/11

Daly Ruiz

Governo do Amazonas fiscaliza cumprimento das medidas de restrição à Covid-19 durante ações da ‘Operação pela Vida’

elayne

Greenpeace se solidariza às vítimas da Covid com protesto no Encontro das Águas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais