Conexão Amazônica
CULTURA

Prefeitura de Manaus realiza festival musical com alunos da EJA da DDZ Norte

Publicidade

Prefeitura de Manaus realizou, na noite desta quinta-feira, 23/11, o 5º Festival de Interpretação Musical “Vozes que Encantam”, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação deste ano abordou o tema “Musicalidade, Educação e Diversidade Cultural” e aconteceu na quadra poliesportiva da escola municipal Marly Barbosa Garganta, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.

O festival tem a finalidade de incentivar a leitura, a escrita e a cultura, por meio das interpretações de músicas por parte dos alunos, que expressem e exponham uma ação educativa, disseminando possibilidades, de forma igualitária, para o desenvolvimento intelectual em um ambiente escolar prazeroso, lúdico e agradável.

Publicidade

“Buscamos no festival de interpretação musical, na EJA, promover o fortalecimento da permanência com sucesso dos estudantes, viabilizando formas e metodologias atrativas, para que os mesmos consigam enxergar seus talentos adormecidos, compreendendo a partir da musicalidade a diversidade cultural, como possibilidades, caminhos, alternativas, princípios e recursos para um saber amplo que ofereça caminhos significativos para a sua formação”, explicou a coordenadora do evento e da EJA na DDZ Norte, Adria Nascimento.

O primeiro festival ocorreu, em 2018, também na escola Marly Garganta. Em 2022, a 4ª Edição do Festival de Interpretação Musical ocorreu em novembro, com o tema “No compasso da música a EJA faz uma grande apresentação de talentos”. O festival de 2023 contou com a participação do cantor Carlos Batata, que abrilhantou o evento cantando músicas do seu repertório. Além disso, a ação contou com a participação de produtores, cantores e pessoas envolvidas com a música local.

O festival inicia com as seletivas, que acontecem nas cinco escolas que trabalham com a EJA, na DDZ Norte. Essas etapas foram realizadas uma vez por mês, a critério das escolas, com os alunos do 1º e 2º segmentos da EJA. Cada escola levou dois alunos, que interpretaram uma música gospel e outra secular.

Umas das intérpretes, a aluna Gabriela Cardoso, do 8º ano da escola municipal Marly Barbosa Garganta, estava apreensiva, mas, ao mesmo tempo, feliz com a experiência de cantar em público.

“Estou bem nervosa, mas empolgada em poder demonstrar um pouquinho do meu talento”, disse Gabriela, que interpretou a canção “Fidelidade”, da cantora Danielle Cristina.

Outro participante da ação foi o aluno com deficiência visual, Mateus Bezerra, de 20 anos, do 8° ano do ensino fundamental, na escola municipal Sara Barroso Cordeiro. O candidato interpretou a música “Solteiro não trai”, do cantor Gustavo Mioto.

“É muito gratificante para mim participar de eventos assim, que reúnem talentos, pessoas que vão demonstrar o que podem fazer com seus dons na música. E, a minha ideia também é levar alegria e emoção por meio da minha voz. É o que importa para mim”, destacou Mateus.


Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus participa de encontro nacional sobre a atenção à saúde do trabalhador

elayne

Inscrições para oficinas da Orquestra Sinfônica Brasileira iniciam nesta sexta-feira

elayne

Mais de 4 mil artistas e profissionais se cadastram em mapeamento do Governo do Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais