Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus e CMDCA dão continuidade à capacitação dos novos conselheiros tutelares

Publicidade

Dando prosseguimento ao processo de escolha dos novos conselheiros tutelares do município, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou, nesta segunda-feira, 27/11, no auditório da Casa Militar, localizado na zona Oeste, o curso de capacitação técnica da segunda turma de conselheiros eleitos.

Com o objetivo de capacitar os servidores que atuarão na linha de frente da proteção social de crianças e adolescentes, reeleitos e suplentes, a formação constitui a última etapa do processo eleitoral, de caráter eliminatório, abordando todas as bases teóricas e técnicas operacionais necessárias para o exercício da função, como os Marcos Regulatórios da Proteção Integral à Infância e à Adolescência, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). A capacitação da segunda turma durará cinco dias, encerrando-se no dia 1º/12.

Publicidade

“Estamos iniciando o segundo evento de capacitação para conselheiros tutelares do município de Manaus, onde continuamos em uma estreita parceria com a ESPI, com o Ministério Público e também com a Semasc, que é protagonista junto com o conselho nesse processo de escolha que estamos concluindo. A importância é garantirmos pessoas qualificadas para a atuação no conselho tutelar, protegendo, garantido e assegurando os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou a presidente do CMDCA, Graça Prola.

De acordo com Josiara Reis, mestra em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e instrutora da capacitação, a formação segue toda a legislação voltada para a proteção completa de crianças e adolescentes na cidade de Manaus, através do papel dos conselheiros tutelares.

“Estamos abordando a temática direcionada para os Marcos Regulatórios da criança e do adolescente, políticas públicas de atenção integral, o controle social e acompanhamento do conselho tutelar”, disse.

Para a conselheira eleita Valcelia Dias, da zona Centro-Oeste, a expectativa para o quadriênio 2024-2027 é dar continuidade às políticas públicas norteadas para crianças e adolescentes.

“É um momento muito importante. Já trabalho com crianças e adolescentes, mas o conhecimento vai agregar”, afirma.

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Manaus ocorre no próximo dia 10/1.  Para que possam tomar posse, é obrigatório que os conselheiros tutelares possuam 100% de frequência na capacitação.

Texto – Maria Fernanda Rodrigues / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc

Publicidade

Leia mais

Cetam oferta mais de 16 mil vagas em cursos de qualificação profissional

elayne

Congresso é iluminado de laranja pelo fim da violência contra a mulher

elayne

Prefeitura de Manaus participa do Fórum Mundial Urbano na Polônia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais