Conexão Amazônica
POLÍCIA

Polícia Militar do Amazonas apreende mais de 1,5 tonelada de pescado ilegal avaliado em R$233 mil reais

Publicidade

Entre os pescados estavam pirarucu, tambaqui e aruanã. Além de oito quelônios.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), durante ações distintas, do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), apreendeu no sábado (09/12), mais de 1,5 tonelada de pescado ilegal e oito quelônios, nas zonas leste e oeste de Manaus.

Entre os peixes estavam pirarucu, tambaqui e aruanã, que foram encontrados em três veículos, sendo um caminhão e duas pick-ups, que estavam trafegando na Brigadeiro Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, zona leste. Os quelônios foram apreendidos na rua Amazonas, bairro Tarumã-Açú, zona oeste de Manaus.

Por volta de 8h30, durante patrulhamento pela referida avenida, a equipe ambiental avistou três veículos. Os responsáveis pela carga, com idades de 35, 48 e 33 anos; foram questionados sobre a procedência dos produtos e se possuíam a documentação necessária, tendo sido apresentada apenas uma Guia de Trânsito de Animal ( GTA) vencida e faltando a Licença de Operação, caracterizando o crime ambiental.

A carga avaliada no valor de R$ 233.375, foi apreendida e os três cidadãos foram apresentados no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP)

Outra ação do Batalhão Ambiental, foi realizada por volta das 13h, também no sábado (09/12), resultou na apreensão de oito quelônios. Fato ocorrido na rua Amazonas, Tarumã-Açú.

Após receberem uma denúncia anônima, os policiais militares fizeram buscas no endereço citado, onde foi constatada a existência dos quelônios. Após comprovado o crime ambiental, os animais, juntamente com o indivíduo foram apresentados no 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), posteriormente, os quelônios foram conduzidos ao CETAS/IBAMA, para receberem os cuidados devidos.

Crime ambiental

O Comando de Policiamento Ambiental e o Batalhão Ambiental orientam a população que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que encontram-se em período de defeso, sem licença ou autorização do órgão ambiental competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei.

Denúncias

A Polícia Militar orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

FOTO: Divulgação/PMAM

Publicidade

Leia mais

URGENTE: Mulher tem a cabeça esmagada por caminhão na Torquato Tapajós

elayne

Marília Mendonça: Polícia Civil atribui aos pilotos a responsabilidade pela queda da aeronave; caso é arquivado

elayne

Em Iranduba, Polícia Civil prende integrante de grupo criminoso responsável por aplicar golpes em idosos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais