Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura de Manaus tem aumento de 43% em pedidos de Certidão de Uso do Solo

Publicidade

A Certidão de Uso de Solo (CIT) teve uma alta de 43% em expedições, em janeiro de 2024, dentro do sistema de licenciamento da Prefeitura de Manaus. A CIT é o documento oficial, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), emitido em atenção a pedidos sobre permissão de uso, atividades nos setores urbanos e índices urbanísticos na capital.

No mês passado, foram emitidas 173 CITs, contra 121 do mesmo período em 2023. Ano passado, o Implurb fez a emissão de 2.080 certidões, uma alta de 6,5% comparando com as 1.952 emitidas em 2022. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, o instituto soma 6.719 CITs expedidas entre janeiro de 2021 e janeiro de 2024.

Publicidade

Com base na Lei Complementar 003/2014 do Plano Diretor de Manaus, no artigo 14, as informações relativas ao uso e à ocupação do solo serão “fornecidas ao interessado que a solicitar, com a exata localização do imóvel”.
A certidão não garante o direito de construir e ela não tem prazo de validade, sendo dividida em três tipos: de informação técnica geral; para uso e ocupação do solo; e de informação para uso do solo.

Segundo a engenheira e gerente de Informação Técnica da Diretoria de Operações (Diop), Islane Rodrigues, o processo de CIT é baseado na localização do lote, sendo necessária a apresentação de documentos como matrícula do IPTU, croqui de localização e o endereço correto. “Para fazermos a análise, é preciso que o requerente deixe bem claro as atividades requisitadas, seguindo o padrão de informação do Cnae, o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas. Quanto mais dados forem preenchidos, mais rápida também é a análise”, explicou.

Um problema bastante comum para indeferimentos das CITs ocorre quando o requerente faz uma solicitação de atividade não permitida para determinado local, por seu tipo, impacto ou porte; ou quando o local já tem um uso definido pela legislação diferente daquele que está sendo solicitado.
“Após o indeferimento inicial, é possível entrar com um recurso junto aos órgãos deliberativos, como a CTPCU (Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano) e CMDU (Comissão Municipal de Desenvolvimento Urbano), que tem poder para apreciar exceções, a partir de nova análise e informações prestadas pelo requerente”, disse a gerente.

“O objetivo da certidão é possibilitar expedição de alvará de funcionamento e entrada no pedido de licença ambiental. Tudo é 100% on-line pelo Sistema de Licenciamento Integrador Municipal (Slim)”, explicou a diretora de Operações (Diop), a arquiteta e urbanista Jeane Mota.

O primeiro passo para tirar a CIT é acessar o site portalservicos.jucea.am.gov.br. Para os casos em que não for possível obter a análise on-line, ou se o pedido for indeferido, o interessado pode formalizar um processo no Implurb pelo sistema de Fiscalização Urbana (FU).
Pelo site www.implurb.am.gov.br, o requerente acessa os serviços disponíveis ao consultar “Lista de Documentos”, que traz a relação por tema. O requerimento padrão também é encontrado no endereço eletrônico e os documentos devem ser enviados sempre no formato PDF.

Para formalização:

  • Sem anexo físico
    Aos processos que não acompanham anexos físicos é possível formalizar via e-mail, enviando toda documentação em PDF único conforme check list disponível no site do Implurb.
    E-mail: respostaimplurb@outlook.com.
  • Com anexo físico.
    A Gerência de Atendimento (Geat), do Implurb, tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos).

Outras certidões
Existem também as Certidões de Informação Técnica para Uso e Ocupação do Solo, que trazem, além da informação se o uso solicitado é permitido, os parâmetros legais exigidos para o local, tais como testada mínima para verticalização; número de pavimentos máximo permitido; afastamentos; taxa de permeabilização mínima; vagas de estacionamento e Coeficiente de Aproveitamento Máximo do Terreno (CAMT).

Também existe a Certidão de Informação Técnica em Geral, que informa os parâmetros gerais de uso do solo especificados pela legislação para o endereço informado, sendo meramente informativa, para que o interessado saiba os usos permitidos para o endereço de pesquisa.


Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Valdo Leão/Semcom

Publicidade

Leia mais

Medidas de segurança das unidades prisionais são avaliadas por Frente Parlamentar do Sistema Penitenciário

elayne

Novos servidores são integrados à Moura Tapajóz e orientados sobre boas práticas no parto e nascimento

elayne

Prefeito David Almeida anuncia nova decoração e reforço na segurança da ponte Benjamin Constant

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais