Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Calouros da primeira turma de Medicina da Faculdade Santa Teresa serão recepcionados em Aula Magna sobre o futuro da profissão

Publicidade

*O evento será realizado nesta quarta-feira (20), no auditório da FST, com palestra do professor e médico Marco Lourenço Silva*

A Faculdade Santa Teresa (FST) vai promover, nesta quarta-feira (20), a Aula Magna da primeira turma de Medicina da instituição. O evento será às 9h, com palestra do professor e médico Marco Lourenço Silva, abordando o tema “Perspectivas de Futuro na Formação Médica”. Também participa do evento o coordenador do curso, o médico, referência na área de infectologia, Bernardino Albuquerque. A Faculdade Santa Teresa fica na rua Acre, Nº 200, bairro Nossa Senhora Das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

Médico há 43 anos e professor há mais de 50, Marco Lourenço vai apresentar aos novos alunos a jornada fascinante da profissão, falando sobre os avanços tecnológicos, expectativas para o futuro e as oportunidades de mercado. 

“Sabemos que a jornada do estudante de Medicina é árdua, repleta de desafios e sacrifícios, mas também de crescimento e aprendizado. Essa Aula Magna é um ato de acolhimento com o qual a FST sinaliza aos estudantes que terão o apoio necessário para a realização dos seus sonhos”, observa.

Além do valor do profissional, Marco Lourenço também vai abordar assuntos como remunerações, avanços tecnológicos e judicialização da Medicina, entre outras questões. Ele ressalta que os recursos adotados, hoje, a partir dos avanços tecnológicos, com o uso da Telemedicina e até da Inteligência Artificial, têm transformado a maneira de encontrar diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças.

Ser médico, diz ele, é mais do que uma profissão. “É uma vocação, um chamado para servir e cuidar do próximo. É ter empatia, compaixão e dedicação para aliviar o sofrimento e promover o bem-estar daqueles que confiam em nós, em seus momentos mais vulneráveis”, ressalta Lourenço, que é professor das disciplinas de “História da Medicina”, “Ética” e “Bioética”.

Marco Lourenço é graduado em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas. Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Médico ginecologista e obstetra, especialista em Saúde Pública pela Fiocruz Amazônia e mestre em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará.

Estarão presentes na solenidade, os docentes do curso de Medicina, a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas, Maria das Graças Costa Alecrim, a reitora da Fametro e mantenedora da FST, Maria do Carmo Seffair. Os pais e responsáveis pelos alunos também poderão participar da Aula Magna.

O curso de Medicina da FST foi avaliado com nota máxima 5 pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto pedagógico, conforme explica a diretora geral da faculdade, Amanda Estald, segue a estrutura regulamentada pelo MEC e tem como destaque e diferencial a adoção da metodologia de ensino ativa, em que o aluno tem contato com a prática da profissão, desde o primeiro semestre do curso, para que possa conhecer e acompanhar o dia a dia da profissão que escolheu.

Para mais informações sobre o curso de Medicina e graduações oferecidas na Faculdade Santa Teresa, é só acessar o site www.faculdadesantateresa.edu.br ou pelos telefones  (92) 3090-3020 e 98403-0034.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus e Unicef discutem resultados da iniciativa #AgendaCidadeUnicef

elayne

Alunos da rede estadual criam brinquedos que estimulam funções musculares

elayne

Modelo do avião que caiu em Vinhedo é semelhante ao de outros acidentes na Ásia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais