Conexão Amazônica
DESTAQUEINAUGURAÇÃO

Prefeitura de Manaus reinaugura Creas na zona Sul da capital 

Publicidade

Revitalizando mais um equipamento socioassistencial da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), entregou, nesta quarta-feira, 27/3, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Sul à comunidade do bairro Japiim e territórios adjacentes. 

A fim de garantir um espaço mais seguro, confortável, digno e humanizado para servidores e usuários, a unidade passou por uma revitalização completa de seus ambientes internos e externos.

Diferente dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que trabalham no intuito de prevenir situações de risco social e na garantia de direitos de famílias em situação de vulnerabilidade social, os Creas são responsáveis pelo atendimento de famílias e indivíduos que já tiveram seus direitos violados de alguma forma. Os principais casos referenciados para o acompanhamento nessas unidades incluem situações de abuso e exploração sexual, trabalho infantil, violência doméstica, discriminação em decorrência da orientação, raça ou etnia dos usuários, entre outros. 

“Devolvemos hoje para a sociedade manauara mais um importante equipamento socioassistencial de nossa cidade. O Creas possui um papel fundamental no atendimento de famílias que já tiveram seus direitos violados, que já passaram pelos mais diversos traumas, então é muito gratificante e significativo que possamos entregar um espaço à altura desta tarefa”, destacou o secretário Eduardo Lucas, da Semasc.

Entre os principais trabalhos realizados na unidade, destacam-se a troca de divisórias, pisos e revestimentos cerâmicos, reordenamento de suas salas, revisão de instalações elétricas, hidrossanitárias e de lógica. Para a chefe da Divisão de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Marcia Helena Braga, o processo de revitalização possui um papel crucial na melhoria do atendimento dos usuários já referenciados no equipamento. 

“Um espaço novo e revitalizado, dentro da questão humanitária, vai contribuir para esse processo de ressignificação dos usuários que chegam aqui fragilizados e em um intenso sofrimento, além de garantir aos servidores um meio físico de facilitar o trabalho já realizado”, explicou. 

A coordenadora do Creas Sul, Renata Queiroz, celebrou a reinauguração, destacando a retomada dos trabalhos da equipe técnica no novo espaço. 

“É com muita alegria que finalmente podemos dizer que estamos de braços abertos para a população da zona Sul novamente, com um novo ambiente e uma equipe técnica capacitada e mais do que disposta a receber aqueles que precisarem do nosso atendimento”, concluiu.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc 

Fotos – Valdo Leão / Semcom 

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus atende moradores em dois bairros da cidade neste sábado

elayne

Símbolo de Manaus e gravemente ameaçado de extinção, sauim-de-coleira tem habitat reduzido a cada ano

Daly Ruiz

Mais de 40 produtores participam Feira de Agricultura Familiar neste sábado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais