Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

‘Aula em Casa’ alcança mais 22 municípios do Amazonas com transmissão na televisão aberta

Publicidade

Amazon Sat vai transmitir aulas de Ensino Médio à noite para o interior

O Governo do Amazonas está ampliando o regime especial de aulas não presenciais com transmissões pela televisão aberta em mais 22 cidades do Amazonas. As transmissões do projeto “Aula em Casa” serão possíveis graças a Chamada Pública realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. As aulas para o Ensino Médio começam nesta quarta-feira (06/05), pelo canal Amazon Sat.

Os municípios para os quais serão realizadas transmissões do “Aula em Casa” são: Barreirinha, Beruri, Boca do Acre, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Itamarati, Eirunepé, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tapauá, Parintins, Manicoré, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Lábrea.

As aulas estarão dentro da programação do Amazon Sat, que foi o único canal a apresentar a proposta na Chamada Pública lançada pela secretaria. “Fizemos uma chamada pública e assim conseguimos credenciar um canal, porque a TV Encontro das Águas não chega a esses locais. De alguma forma, o programa já chegava a essas cidades por conta da internet, mas a televisão garante acesso mais amplo”, explicou o secretário de Estado de Educação e Desporto, Luis Fabian Barbosa.

Com a ampliação, além de Manaus, o “Aula em Casa” será transmitido a 26 municípios pela televisão aberta. A secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo, destaca a importância da transmissão via canais de televisão aberta.

“Estamos dando mais esse passo para auxiliar os professores e a rede de ensino no interior. A internet para o interior muitas vezes não é satisfatória, por isso estamos trabalhando para viabilizar o acesso pela televisão, com o intuito de alcançar o maior número possível de estudantes”, explicou.

A programação voltada para o Ensino Médio será transmitida de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h. Os conteúdos são os mesmos que já estavam sendo veiculados em Manaus e outras quatro cidades do estado. O canal será o 44 na televisão aberta. Para quem recebe sinal via satélite com antena parabólica, por exemplo, é preciso consultar o número disponível no município.

‘Aula em Casa’ – Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do Covid-19, a Secretaria de Educação usou sua prática de aulas virtuais com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) para garantir que os alunos da rede pública estadual não fiquem com o ano letivo defasado.

Os conteúdos já são transmitidos em Manaus, Iranduba, Manaquiri, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva por quatros canais da TV pública do Amazonas, a TV Encontro das Águas. Além disso, os alunos podem assistir aos conteúdos pelo canal no YouTube, aplicativo Mano e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O projeto tem despertado interesse de outros estados. Além da parceria com a Prefeitura de Manaus, o Amazonas cedeu os conteúdos do “Aula em Casa” para Sergipe, Espírito Santo e São Paulo.

FOTOS: Cleudilon Passarinho

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Fies divulga lista de pré-selecionados para o programa

elayne

Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro

elayne

Universidade Nilton Lins e Universidade dos Açores promovem diálogo sobre futuras parcerias

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais