Conexão Amazônica
GERAL

Sejusc, em parceria com a Aadesam, entrega carros novos ao sistema socioeducativo do Amazonas

Publicidade

Veículos vão atender a demandas dos centros socioeducativos, entre elas consultas médicas e transporte para audiências de custódia

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) recebeu, nesta segunda-feira (04/05), o reforço de seis veículos exclusivos para utilização no sistema socioeducativo do Estado. Os carros e a van são resultado de um projeto desenvolvido em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) que visa promover melhorias na assistência dada pelo Governo do Estado aos adolescentes.

A ação está contemplada no Projeto de Apoio à Dinamização das Ações do Sistema Socioeducativo (Padass) da Sejusc, realizado em parceria com a Aadesam. Os cinco automóveis, sendo dois de modelo Volkswagen Gol, e três de modelo Fiat Uno, serão destinados aos cinco centros socioeducativos que hoje integram o Sistema: Unidade de Internação Provisória, Centro Socioeducativo de Internação Feminina, Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, Centro Socioeducativo Dagmar Feitoza e Centro Socioeducativo de Semiliberdade Masculino. Além destes, uma van com capacidade para 12 passageiros também foi entregue ao Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), ligado à Sejusc.

Todos os veículos terão como finalidade suprir as demandas de mobilidade encontradas no sistema socioeducativo, como levar adolescentes a consultas médicas. Os veículos servirão ainda para transportar jovens até audiências de custódia na capital e Região Metropolitana, monitoramento das famílias dos internos, aulas de cursos técnicos do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, entre outras ações.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Caroline Braz, a parceria vai melhorar a funcionalidade do sistema socioeducativo. Isso porque, conforme ela explica, o trabalho não é executado apenas dentro dos centros.

“Esses veículos estão chegando para melhorar a nossa estrutura. Estamos investindo também com contratação de pessoal para atuar dentro dos centros socioeducativos, tudo como forma de garantir para esses jovens que eles realmente retornem para a sociedade adolescentes melhores do que quando eles entraram no sistema. A gente espera continuar seguindo o sucesso dos números do ano passado, sem rebeliões, sem fugas e, principalmente, com adolescentes que estão sendo aprovados para o ensino superior, inseridos no mercado de trabalho”, disse Caroline Braz.

A secretária destaca, ainda, que uma das principais solicitações é justamente o transporte de jovens para as audiências de custódia em municípios como Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, em que, além do jovem, é necessária a presença de um técnico e um socioeducador. Também há casos de transporte de mais de um adolescente para sessões no mesmo dia.

“Para isso, a van ficará no Dase (Departamento de Atendimento Socioeducativo) à disposição dos outros centros”, disse Braz.

O projeto funciona em um esquema de parceria entre Aadesam e Sejusc, conforme assinala o presidente da Aadesam, Bráulio Lima. “Esta etapa é, sem dúvida, uma das mais importantes, pois os veículos serão peças fundamentais para a realização de muitas das atividades do projeto. E vão permitir toda a logística do projeto e o transporte dos adolescentes, seja para uma consulta ou até mesmo um audiência”, afirmou ele.

Projeto – A parceria do Projeto de Apoio à Dinamização das Ações do Sistema Socioeducativo (Padass) com a Sejusc existe desde 2019, focando em dar atendimento e apoio familiar a adolescentes autores de atos infracionais, contribuindo assim para a redução do índice de reincidência no estado do Amazonas.Os veículos entregues à Sejusc fazem parte do resultado da parceria, e existe ainda a previsão de chegada de novos servidores, como terapeutas ocupacionais, educadores físicos e técnicos de enfermagem por meio do Padass. Nos próximos meses, a Aadesam deve fomentar também a produção de uniformes, materiais esportivos e passagens para os adolescentes que hoje integram o sistema socioeducativo.

Todos os veículos são descaracterizados, de forma a resguardar a identidade dos servidores e dos adolescentes.

FOTOS: Chamel Flores e Israel Uchôa

Publicidade

Leia mais

Operação Pronta Resposta prende mais de 50 suspeitos de envolvimento em atos de apologia ao crime em Manaus

elayne

Dia do Nutricionista: SES-AM promove live informativa com dicas sobre nutrição

elayne

Prefeitura divulga lista de selecionadas em cursos profissionalizantes para mulheres

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais