CULTURADESTAQUE

Artistas do segmento de artes visuais participaram de Oitiva da PNAB realizada pela Prefeitura de Manaus

Publicidade

O segmento de artes visuais foi o segundo grupo a participar das oitivas do Programa Nacional da Lei Aldir Blanc (PNAB). A reunião, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), aconteceu na noite de quarta-feira, 3/4, no Palácio Rio Branco, localizado na avenida Sete de Setembro s/nº, Praça D. Pedro II, centro histórico. A oitiva é uma escuta pública para ouvir as propostas do setor cultural que é fundamental para o desenvolvimento do Plano de Ação e dos Editais para fomentar o setor.

A abertura foi feita pelo presidente do Concultura, Neilo Batista, juntamente com o vice-presidente, Carlos Guedelha. Eles fizeram uma explanação sobre a legislação que rege a PNAB 2 e a importância das oitivas e devolutivas para a formulação do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB (PAAR). “A Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, tem buscado mobilizar e organizar a participação de todos os segmentos artísticos para que os recursos tenham a melhor e mais ampla distribuição aos trabalhadores da cultura e mantenha aquecida a economia criativa de Manaus”, explicou o presidente.

Publicidade

O conselheiro de Artes Visuais do Concultura, Avelino Astro, avaliou como muito positiva a reunião, no sentido da participação de artistas do segmento, que ainda não conheciam ou tinham informação a respeito da PNAB e de como acessar os recursos públicos voltados para cultura por meio dos editais. “De forma que conseguimos a democratização da política cultural, apresentando e orientando a classe artística”, disse. Ele informou que a reunião também teve cunho de mobilização, pois foi criado um grupo de trabalho dos artistas do segmento das artes visuais para a troca de materiais explicativos a respeito da lei, troca de conhecimentos quanto à formação, preparação para os editais e outras informações.

As próximas oitivas programadas para esta semana são: Literatura- 5/4, 18h (Palácio Rio Branco); Teatro e Circo – 8/4, 18h (Palácio Rio Branco), Cultura Popular/Dança – 9/4, 18h (Cassina), Cultura Étnica – 5/4, 14h e Audiovisual, dia 10/4, 18h, no Casarão Cassina.

PAAR

O Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) é o documento necessário para que estados, Distrito Federal e municípios consigam executar os recursos recebidos por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, foi criada para contemplar trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo patrimônio cultural material e imaterial.

Até 2027, serão feitos repasses anuais de R$ 3 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios. Esses recursos devem ser distribuídos pelos gestores locais por meio de processos seletivos, como editais e chamamentos públicos para, assim, chegarem até os fazedores de cultura. Ainda, podem ser utilizados para manutenção e construção de espaços públicos de cultura, entre outras possibilidades de uso. No entanto, para realizarem essa execução, é preciso que governos estaduais, do Distrito Federal e municipais realizem a adequação da Lei Orçamentária Anual e elaborem o PAAR.

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Divulgação / Concultura

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus alerta para o prazo final para recurso do edital Thiago de Mello

elayne

Samu Manaus recebe selo Ouro em premiação internacional que avalia socorro a pacientes com AVC

elayne

“Nós vamos sair da lama”, destaca moradora do Parque Solimões após chegada do programa Asfalta Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais