Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Cantata cênica “Carmina Burana” estreia na Temporada de Corpos Artísticos nesta quinta-feira

Publicidade

Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Balé Folclórico estão integrados na montagem em cartaz por quatro dias, no Teatro Amazonas

A composição musical monumental do século XX, Carmina Burana, conhecida por suas melodias marcantes e coros emocionantes, estreia nesta quinta-feira (11/03), às 20h, na Temporada de Corpos Artísticos, no Teatro Amazonas, e segue em cartaz nos dias 12, 13 e 14 de abril. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no www.shopingressos.com.br.

Publicidade

A cantata cênica será apresentada pela Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. Também participam os solistas Carol Martins, Cristhiano Silva e Joubert Júnior. Espetáculo não é recomendado para menores de 6 anos.

Carmina Burana é uma obra do compositor alemão Carl Orff (1935/1936), baseada em uma coleção de poemas e textos medievais. Apesar de mais de oitenta anos da sua criação, a obra se mantém forte e contemporânea sendo executada por grandes orquestras sinfônicas, coros e solistas, cativando o público pela energia vibrante e letras que abordam temas como amor, fortuna, vida e morte.

Segundo o maestro Marcelo de Jesus, a importância da obra reside na sua capacidade de transcender barreiras linguísticas e culturais, conectando-se a uma gama de emoções. “Carmina Burana é uma obra tão poderosa e icônica que frequentemente é usada em filmes, trailers e outras produções audiovisuais para criar atmosferas dramáticas e emocionais”, afirma o maestro.

Ele destaca que cenas de batalha, momentos de grande impacto emocional ou mesmo em trailers para aumentar a tensão, as partes mais famosas de Carmina Burana, como “O Fortuna”, são frequentemente escolhidas para complementar a narrativa visual dos filmes.

Outros exemplos de filmes que incluem Carmina Burana na trilha sonora são “Excalibur”, “O Rei Leão”, “A Experiência”, “O Exorcista” e “Glória Feita de Sangue”.

Ainda na avaliação do maestro, a música de Carmina Burana adiciona uma camada de profundidade e intensidade às cenas, tornando a experiência cinematográfica ainda mais memorável para o público. É esta impactante atmosfera que os corpos artísticos vão apresentar no Teatro Amazonas.

Produção cultural amazonense

A Temporada dos Corpos Artísticos é promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Iniciada no dia 9 de abril, a iniciativa traz uma programação ampla e diversa até o final de maio, no Teatro Amazonas. O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca grandes produções e a visibilidade que será proporcionada aos grupos artísticos do estado.

“No caso de Carmina Burana, serão três corpos artísticos integrados no palco, reafirmando a excelência da qualidade técnica e musical, que são características atribuídas a eles. A temporada traz versões diferenciadas, formatos inéditos, demonstrando o virtuosismo dos músicos, coralistas e dos núcleos de dança”, avalia o secretário.

A programação completa da Temporada dos Corpos Artísticos pode ser acompanhada pelas redes sociais @culturadoam e no Portal da Cultura do Amazonas (cultura.am.gov.br).

FOTOS: Amazonas Filarmônica – Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa Coral do Amazonas e Balé Folclórico/Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus leva serviços a feira de empreendedorismo feminino promovida pela OAB-AM

elayne

Mauro Smith leva exposição fotográfica: “Amazônia, Sentimentos e Percepções” ao Studio 5

elayne

PF prende homem que importava peças de armas ilegalmente dos EUA

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais