A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 9/4, a solenidade de entrega da primeira sala de recurso instalada em uma creche municipal da cidade. A creche municipal Magdalena Arce Daou, localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul, é a primeira unidade a ser contemplada com a iniciativa.
A sala de recurso, fruto do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo, em uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e da secretaria, representa um avanço significativo no atendimento e suporte pedagógico para crianças com deficiências. Além dos recursos pedagógicos convencionais, a sala utilizará materiais desenvolvidos na própria unidade de ensino, com tecnologia de baixo custo e sustentável, contribuindo para uma educação inclusiva e acessível.
Destinada inicialmente a atender 24 crianças matriculadas na creche, que possuem deficiências como acuidade visual, transtornos globais de desenvolvimento e afins, a sala de recurso visa proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento integral dessas crianças, promovendo sua inclusão social e educacional.
A titular da Semed, Dulce Almeida, ressalta a importância dos recursos direcionados para a implantação das salas nas escolas, financiadas por verbas específicas, como o PDDE. Ela também destacou a necessidade de equipar todas as creches municipais para o desenvolvimento das crianças.
“A implantação das salas de recurso, financiadas por recursos como o PDDE, tem sido fundamental para oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades individuais de cada criança desde cedo. Estamos comprometidos em equipar todas as nossas creches municipais com salas de recursos semelhantes, garantindo um ambiente inclusivo e de qualidade para todas as nossas crianças”, comentou Dulce.
A gestora da creche, Jucilene Seixas, afirma que a inauguração da sala de recurso na unidade, é um marco significativo na educação infantil de Manaus.
“Esta sala representa mais do que um espaço físico; é um símbolo do nosso compromisso com a inclusão, com a valorização de cada criança, independentemente de suas diferenças”, comentou a gestora.
A mãe do aluno Samuel Estêvão, Érica Lima, destacou sua experiência pessoal, quando descobriu a condição do filho autista por meio da observação e orientação dos profissionais da creche.
“Foi aqui, por meio da dedicação e sensibilidade dos profissionais da creche, que descobrimos que meu filho tinha autismo. Essa descoberta precoce só foi possível graças à observação atenta das professoras e da pedagoga, que logo perceberam características diferentes no meu filho e me chamaram para uma conversa”, disse a mãe do aluno.
Texto – Jordana Rodrigues/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed