Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Adjuto Afonso participa de Fórum sobre emancipação de municípios, na Câmara Federal, em Brasília

Publicidade

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou nesta terça-feira, 16, do 1° Fórum Nacional de Debates sobre Emancipações de Distritos no Brasil, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O tema, é defendido pelo parlamentar no Amazonas há muitos anos, ele já participou, inclusive, de vários debates através da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

A iniciativa do evento é da Frente da Parlamentar Mista de Apoio à Emancipação de Distritos no Brasil, presidida pela deputada federal Flávia Morais (PDT/GO), que discute a PEC da Emancipação 143/2015, de autoria do deputado federal Danilo Fortes (PMDB/CE), que devolve os poderes aos deputados para legislar sobre o tema, acrescentando Ementa no artigo 18-A, da Constituição Federal, para fixar os procedimentos e o período para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios.

O deputado Adjuto Afonso, que defende a pauta desde o seu primeiro mandato, chegou a criar, em 2016, a Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), para articular forças a nível nacional. Ele reiterou que a solução seria a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que devolveria às Casas Legislativas autonomia para legislar sobre o tema, a partir de análise econômica, jurídica, política e social das regiões, por meio de estudo técnico.

Publicidade

“Há anos tramitam Projetos de Lei, no Congresso, tratando sobre a emancipação de municípios, porém, existem fatores que impedem os processos a serem finalizados, como por exemplo, força política. A solução seria que conseguíssemos aprovar uma PEC, documento que não se altera, para devolver as nossas prerrogativas, que nos foi tirada em 1996. Com essa devolução, teríamos a autonomia para legislar sobre isso, que obrigatoriamente estipularia as condições para os distritos que tivessem interesse”, explicou o deputado.

O Estado do Amazonas tem aproximadamente 45 distritos que, segundo seus representantes, afirmam estar aptos para serem emancipados, um deles é Matupi, em Manicoré. A região tem um bom desenvolvimento econômico, no entanto, a população tem dificuldades no acesso a serviços públicos, porque é um distrito e as pessoas precisam se deslocar para a sede.  

A importância do tema reuniu, na capital federal, parlamentares de todo o país, incluindo o presidente da Unale, deputado cearense Sérgio Aguiar. Pelo Amazonas também participa o deputado Sinésio Campos (PT). Ainda durante o evento, acontecerá uma audiência com o ministro do Superior Tribunal Eleitoral, pedindo por aqueles distritos que desejam se emancipar que já sejam consultados na próxima eleição de prefeito e vereador desse ano.

Publicidade

Leia mais

Mês do Meio Ambiente é celebrado com documentário, webinar e atividades educativas gratuitas

elayne

Unidades Móveis de Saúde da Mulher oferecem atendimento em novos endereços

elayne

Expedição inédita à unidade de uso sustentável Javari-Buriti, no Amazonas, revela riquezas únicas da sociobiodiversidade da região

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais