Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura intensifica ações de educação em saúde no Dia de Prevenção à Hipertensão

Publicidade

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado nesta sexta-feira, 26/4, a Prefeitura de Manaus iniciou a programação de intensificação de serviços de prevenção e promoção da saúde nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A abertura da programação aconteceu na Unidade de Saúde da Família Dr. Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

As atividades de intensificação dos serviços incluem aferição de pressão arterial, atividades físicas, palestras, rodas de conversa e outras ações de educação em saúde. A programação será realizada em datas específicas por cada Distrito de Saúde (Disa) da Semsa. 

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, salienta que a programação foi estruturada para reforçar os cuidados e orientações que são ofertados de forma rotineira nas unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde.

“O objetivo dessa programação é conscientizar a população sobre sinais que muitas vezes passam despercebidos e que requerem atenção e acompanhamento. Outro aspecto diz respeito ao autocuidado. Uma vez diagnosticada com pressão alta, a pessoa precisa adotar um estilo de vida saudável, seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos, regular as emoções para evitar o estresse e sempre seguir a orientação médica quanto ao uso de medicamentos”, acentuou.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Nádia Dias Brito, reitera a importância da campanha para a sensibilização da população sobre fatores de risco e dos impactos causados pela hipertensão, uma doença silenciosa que quando não é controlada, pode ser uma porta aberta para outras complicações como ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e alterações na visão.

“A hipertensão é uma doença crônica que pode causar danos à qualidade de vida das pessoas se não for controlada. E nesse sentido a programação é a oportunidade que temos de mostrar que muitos fatores de risco podem ser reduzidos e dependem da autorresponsabilidade desse usuário, como é o caso da redução do sal e do consumo do álcool. São decisões que fazem toda a diferença para evitar complicações”, ressalta Nádia.

No Disa Norte a programação será realizada no dia 3/5, na USF Carmem Nicolau, localizada no bairro Lago Azul. No dia 8/5, será a vez da USF Geraldo Magela, no bairro Armando Mendes, que fica na área do Disa Leste. O Disa Oeste promove suas ações de educação em saúde no dia 10/5, na USF Deodato de Miranda Leão, na Compensa e no dia 14/5, a USF Adana Viana do Disa Rural encerra a programação.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa 

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 242 vagas de emprego nesta terça-feira, 27/9

elayne

Defensoria Pública do Amazonas apura relatos de violência obstétrica em Autazes

elayne

Sindifisco-AM promove workshop sobre inovações no ITCMD diante da Reforma Tributária

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais