Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Prefeitura de Manaus apresenta avanços no acompanhamento da Tuberculose em webconferência

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, nesta terça-feira, 7/5, às 14h, mais uma edição da série de webconferências, Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS). O tema abordado será ‘Atualizações sobre tuberculose’, a ser desenvolvido pela infectologista Tyane de Almeida Jardim, do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa. A webconferência pode ser assistida pelo link: https://abre.ai/jyk4.

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Alexandre Inomata, antecipa que em sua apresentação, a infectologista Tyane de Almeida Jardim vai falar sobre os impactos da doença no mundo e na realidade local, e sobre as ações de fortalecimento para o combate e controle da doença.

Publicidade

“Um dos aspectos a serem enfocados são os resultados animadores com o trabalho de acompanhamento dos contatos dos pacientes com tuberculose ativa, o tratamento da Infecção Latente da Tuberculose e também o uso de novos medicamentos que reduzem o tempo do tratamento da doença, o que aumenta a adesão”, adiantou.

Sobre este último ponto Inomata destaca que em Manaus os dados mais recentes apontam uma taxa de abandono 23,7%. A OMS (Organização Mundial de Saúde), estima que 71 por centro das pessoas que iniciam o tratamento no Brasil, conseguem conclui-lo, mas o esperado seria que esse percentual se elevasse para 85 por cento no mínimo”, relata.

A infectologista Tyane de Almeida Jardim é graduada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição onde também é professora, e mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus já vacinou mais de 14 mil pessoas de grupos prioritários

elayne

Principal causa de morte prematura e incapacidade: alta nas internações por traumatismo cranioencefálico desafia hospitais

elayne

FVS-AM encabeça projeto pioneiro para fortalecimento da farmacovigilância e tratamento de malária nas Américas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais