Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Amazonas apresenta avanços da Lei de Serviços Ambientais do Estado em videoconferência com o Ministério do Meio Ambiente

Publicidade

Estados da Amazônia Legal também apresentaram suas propostas para ter acesso aos recursos financeiros por manter a floresta conservada

Com o intuito de acelerar o processo de implementação do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais para Conservação e Recuperação de Vegetação Nativa (Programa Floresta+) no Amazonas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apresentou, nesta quinta-feira (07/05), em videoconferência com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), os avanços da Lei de Serviços Ambientais (LSA) do Estado.

O Programa visa retribuir monetariamente os estados que executam atividades de conservação e recuperação da floresta nativa e de melhoria dos ecossistemas. Atualmente, o Amazonas está na fase de regulamentação de sua LSA que, quando concluída, poderá recompensar financeiramente o estado por seus resultados de redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

Segundo o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira, os estados que estiverem com suas LSA mais adiantadas poderão executar o Programa Floresta+ de maneira mais ágil. O Programa receberá mais de 80% do total de US$ 96 milhões destinados ao Brasil pelo Fundo Verde para o Clima (do inglês GCF).

“Os recursos provenientes deste mecanismo financeiro vão favorecer agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem em unidades de conservação, além de impulsionar a regularização fundiária e o aprimoramento do sistema do meio ambiente do Amazonas – que são metas definidas pelo Governo do Estado”, destacou Taveira.

Os nove estados da Amazônia Legal também apresentaram o andamento de suas LSA para o diretor de florestas do MMA, Joaquim Leite, durante a videoconferência.

Programa Floresta+ – O programa Floresta+ busca incentivar a conservação e recuperação da biodiversidade e de áreas degradadas, por meio de compensação financeira, além de prevenir o desmatamento e incêndios florestais. O recurso pretende beneficiar diretamente as comunidades tradicionais da Amazônia para uma produção mais sustentável, reconhecendo a importância desses povos para a conservação da floresta.

FOTO: Ricardo Oliveira/Sema

Publicidade

Leia mais

Mais de 25 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza na RDS do Uatumã

elayne

Meio Ambiente: 700 mil filhotes de tartaruga são devolvidas a natureza em Itamarati

elayne

Crime ambientais: Ipaam aplica multas e faz apreensões de equipamentos na Operação Curupira

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais