Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura de Manaus recebe visita da equipe técnica do programa ‘Recentro’

Publicidade

A recuperação de centros históricos é uma realidade em várias cidades do Brasil. Nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9/5, a Prefeitura de Manaus recebe um grupo de profissionais da Prefeitura de Recife, do programa “Recentro”, que vem atuando no local com um plano de iniciativas que colaboram com a transformação urbana dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio.

O zelo pelo desenvolvimento da cultura, história, patrimônio, arquitetura e economia são pontos em comuns entre os projetos do “Recentro” e de Manaus, o “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida em 2021 e que já tem obras entregues, como o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente.

Publicidade

A próxima obra entregue no local será o píer turístico, prevista para o dia 9/6. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno.

Do “Recentro”, vão participar da visita técnica a secretária do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça; o gerente de Articulação Territorial, Jonatas Souza; e a gestora de Planejamento Urbano, Clara Cavalcanti.

Ana Paula Vilaça, que coordena o “Recentro”, explica que a principal atribuição do órgão é fazer a articulação e escuta entre as instituições públicas, os diversos atores que vivem o Centro e aos que se interessam por planejar e ocupar o território.

“Fazemos o atendimento a novos investidores interessados em se instalar no Centro e ocupar os imóveis disponíveis. Recebemos proprietários de imóveis diariamente interessados em conhecer o programa, motivando-os a investir na recuperação de seus imóveis”, afirmou Ana Paula.

Visita

A visita será acompanhada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Segundo a gerente de Patrimônio Histórico (GPH), arquiteta e urbanista, Landa Bernardo, a visita é importante para a troca de informações referentes a serviços, novos projetos, ideias de novas propostas, para a parte do centro histórico.

“É uma troca de vivências entre outros estados, Manaus, Recife, e assim sucessivamente. Então, vai ser um apanhado de informações tanto que eles vão receber daqui, como nós vamos receber deles também”, disse Landa.

Nosso Centro

O “Nosso Centro” tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”, e se soma a um conjunto arquitetônico de grande relevância para a capital.

O programa de Manaus combina habitação, reabilitação, patrimônio, resgate da ancestralidade indígena, mas também tem questões para garantir que as pessoas voltem a ocupar e morar no Centro, sendo cada vez mais um lugar de cidadania e autoestima, além de espaço de turismo para quem chega e visita à cidade. 

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Publicidade

Leia mais

Mudanças em duas linhas de ônibus iniciam na quinta-feira

elayne

Ensaios gerais do 26º Festival de Cirandas de Manacapuru têm início nesta segunda-feira no Parque do Ingá

elayne

Congresso Nacional analisa 17 vetos presidenciais nesta quarta

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais