Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura de Manaus realiza ‘Circuito Ambiental’ com escola da zona rural

Publicidade

Investindo nas ações de Educação Ambiental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 21/5, o “Circuito Ambiental”, com os alunos da Escola Municipal Luiz Freire de Oliveira, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado no shopping Manauara, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, n° 1.300, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O circuito é realizado com medidas de preservação ambiental a favor do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Com o objetivo de sensibilizar e educar os alunos sobre a importância da preservação das tartarugas, com as apresentações de suas espécies taxidermizadas, os cuidados com as plantas amazônicas e o conhecimento sobre a árvore de Buriti, foi realizada a atividade mostrando a importância da conservação da floresta e da biodiversidade para nossas gerações futuras.

Publicidade

A ação é organizada pela coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed. O percurso das atividades destacou temas relacionados à Educação Ambiental, com os alunos do ensino fundamental, ensinando a todos os cuidados com o meio ambiente, mostrando a importância dos recursos disponíveis na região Amazônica.

Para a coordenadora do Ecam, Mônica Dantas, este projeto é importante para a conscientização ambiental, promovendo práticas turísticas responsáveis com os alunos da rede municipal.

“Hoje, foi dia de recepcionar as 26 crianças da zona rural, que participam do nosso circuito educativo ambiental com visita mediada, durante a qual foram apresentadas fotografias das tartarugas, a horta orgânica, as árvores de buriti e outros assuntos com temas ambientais. Essa visita é uma experiência que irá complementar os conteúdos das salas de aulas, então será uma forma de aprendizado e entendimento da importância do Meio Ambiente para as nossas crianças”, destacou Mônica.

A aluna Alana Silva, do 1° ano, expressou o seu encanto com a experiência no circuito. “Eu gostei muito da plantação, porque pude ver de perto como cuidam delas. Também gostei da história da tartaruga, gostei de todo o passeio porque aprendi que devemos cuidar da floresta”, disse Alana.

Segundo o curador Científico do Ecam, Biólogo Marcus Pereira, a informação ambiental é uma forma de conectar os estudantes ao mundo da ciência. Segundo ele, o foco principal é receber os alunos e realizar uma trilha com eles, para que possam conhecer a cultura da nossa região como um todo.

“O circuito ambiental visa ensinar os alunos a forma correta de reduzir os lixos, reciclar e descartar adequadamente os resíduos para minimizar o impacto ambiental e promover práticas ambientais sustentáveis para esses estudantes. É um dever como profissional repassar os ensinamentos paras as nossas gerações futuras, é uma forma de enfatizar a seriedade do assunto”, explicou Marcus.

Texto -Thalia Rodrigues/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira um prêmio de R$ 28 milhões

elayne

Concurso cultural é lançado para escolher o nome do novo prato amazônico da Cachaçaria do Dedé

elayne

Codam aprova R$ 596,2 milhões em investimento para o Polo Industrial de Manaus

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais