Em cumprimento à implementação de ações de comunicação e treinamento de adequação à lei 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Manaus Previdência realizou uma atividade com o tema “Vazamento de dados e incidentes de segurança”, voltada a diretores, gerentes e chefes da autarquia. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 22/5, no auditório do órgão, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul.
Durante o treinamento, além da parte teórica sobre o tema, foram apresentados casos simulados sobre vazamento de dados, providências resolutivas e, ainda, realizadas atividades em grupo para facilitar o entendimento.
“Essa ação é importante para que os servidores fiquem cientes sobre a LGPD e entendam qual o seu papel no processo, em como podem agir para garantir a segurança dos dados e até mesmo o que fazer em caso de incidentes”, explica a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, que também participou do treinamento.
A Comissão de Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados da Manaus Previdência (portaria 246/2023-GP/Manaus Previdência) coordenou o treinamento, que foi conduzido pelo procurador autárquico, Maurício Sousa da Silva (coordenador) e pela chefe do Setor de Arquivo (Sarq), Glaucia Almeida (membro).
As normas gerais contidas na LGPD são de interesse nacional e devem ser observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Ela dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa.
Texto – Renata Felix / Manaus Previdência
Fotos – Divulgação / Manaus Previdência