Conexão Amazônica
BRASIL

Defensoria notifica Vivo, Claro e Oi para que restabeleçam serviço de telefonia e internet no Baixo Amazonas

Publicidade

Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos estão com falhas no serviço de internet, essencial no período de pandemia de Covid-19

O Polo do Baixo Amazonas da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) encaminhou às operadoras de telefonia e internet Vivo, Claro e Oi uma Notificação Extrajudicial para que restabeleçam os serviços nos municípios da região dentro de 48 horas, sob pena de sofrerem uma ação civil pública com pedido de obrigação de fazer e de danos morais coletivos.

Há duas semanas, os moradores dos municípios da Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista dos Ramos, na região do Baixo Amazonas, têm sofrido com a indisponibilidade ou grande oscilação nos serviços de telefonia e internet. A notificação foi entregue à Vivo e à Claro nesta segunda-feira (11/05). A Oi será notificada nesta terça-feira (12/05). A notificação foi encaminhada às operadoras, com base em problemas relatados pela população dos municípios.

Na notificação, os defensores argumentam que as falhas nos serviços de telefonia e internet têm ocasionado sérios problemas à coletividade. “Isso porque, além de ser um direito do consumidor a qualidade na prestação do serviço, demonstra-se como dever do fornecedor a observância dos parâmetros de qualidade e a rápida solução de problemas em caso de ocorrências técnicas”, afirma um trecho do documento.

Os defensores argumentam ainda que as cidades de Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista dos Ramos têm grande parte de suas economias sustentadas no comércio e que esta atividade vem sendo atualmente desempenhada, em grande parte, por meio de serviços de delivery, em virtude do combate à Covid-19 realizado com a instrumentalização do isolamento social.

“Desta forma, não é justo, razoável e esperado que a mesma população que padece de uma grande crise de saúde, humanitária e social, permaneça sem a oferta de um serviço de telefonia e de internet de qualidade. Ressalta-se que se trata de um dever e não de uma mera faculdade das empresas, que apresentam responsabilidade objetiva no tocante aos acidentes e vícios do consumo”, afirmam os defensores na notificação.

No documento encaminhado às operadoras, os defensores públicos notificam as empresas para que solucionem os problemas no fornecimento de telefonia e internet nas cidades do Baixo Amazonas utilizando de sua equipe técnica com a máxima urgência e diligência.

Caso não possam solucionar os problemas, as operadoras devem apresentar, de maneira ampla, a toda a população dos municípios, os problemas atuais existentes e um cronograma de resolução da oferta do serviço de telefonia e internet, dando-se ampla divulgação e prioridade à resolução da questão.

FOTOS: Clóvis Miranda/DPE-AM

Publicidade

Leia mais

Conheça e saiba onde denunciar os crimes: Injúria, calúnia e difamação

elayne

Aprovados do CNU começarão a ser convocados em maio

elayne

Prefeitura realiza trabalhos de desobstrução de caixa coletora no bairro Colônia Antônio Aleixo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais