Comissão especializada detalhou como procedeu os resgates e ajuda aos animais no Rio Grande do Sul
A Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam) realizou, na quarta-feira (12/6), na Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM, a palestra “Resgate Técnico e a Medicina Veterinária em Desastres” para os alunos do primeiro período do curso de medicina veterinária da instituição.
A palestra abrangeu informações sobre os segmentos do Resgate Técnico Animal (RTA), desastres naturais e Procedimento Operacional Padrão (POP). Para Eudenis Dantas, que atuou no resgate de animais no Rio Grande do Sul (RS), levar o conhecimento para os alunos é essencial para como salvar os animais em risco de vida, seja em uma catástrofe natural ou num incidente.
“A comissão trabalhou no Rio Grande do Sul e trouxe, de forma didática, os métodos de como atuar nos desastres climáticos para dentro da sala de aula. Aproveitamos a oportunidade para falar até de forma técnica, pois, em um ambiente de guerra, o tempo é precioso e ter esse trato com os animais, seja transportando ou contento, é de extrema importância para salvar a vida daquele ser vivo”, disse.
Os membros da CPAMA explicaram a necessidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e do material utilizado para resgatar animais, como o cambão, prancha, maca SKED e colete salva-vidas para animais de grande, médio e pequeno porte.
Novos Horizontes
Presidente da comissão especializada e médica veterinária, a deputada estadual Joana Darc (UB) salientou a importância do conteúdo ministrado pelos membros da comissão, que atuaram no resgate de animais em regiões de alagamento no RS e na estiagem de 2023 no Amazonas, aos alunos que estão iniciando na medicina veterinária.
“O valor dessas palestras para alunos que estão iniciando na medicina veterinária é de extrema importância, pois abrilhantam a mente desses discentes a novos horizontes. É uma honra trazer essa oportunidade e ver os futuros médicos veterinários do Amazonas interessados em buscar conhecimento sobre como atuar nos desastres ocasionados pelas mudanças climáticas”, pontuou.
A parlamentar ainda garantiu que futuras palestras serão realizadas em outras instituições com o intuito de ampliar os conteúdos ministrados. Além dos membros da comissão, o médico veterinário Aldenor Lima ministrou uma parte da palestra sobre a importância do profissional nos desastres ambientais.