Conexão Amazônica
BRASIL

AGU entrega exames de Bolsonaro ao Supremo; presidente testou negativo para o coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro faz pronunciamento oficial sobre a declaração de pandemia do coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Publicidade

A Advocacia-Geral da União entregou ao Supremo Tribunal Federal os exames feitos pelo presidente Jair Bolsonaro para testar o contágio pelo novo coronavírus. De acordo com a AGU, os laudos apresentados na noite dessa terça-feira confirmam que o presidente testou negativo para Covid-19.


A entrega dos exames foi feita ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, sorteado para ser relator do pedido do jornal O Estado de São Paulo para ter acesso aos testes. O Estadão considera que a divulgação desses documentos é de interesse público. Os exames foram feitos depois que Bolsonaro retornou de uma viagem oficial aos Estados Unidos. Pelo menos 23 integrantes da comitiva foram infectados.

Publicidade


A primeira instância foi favorável ao jornal e a AGU apresentou um relatório médico atestando que o presidente tinha bom estado de saúde. A segunda instância, o Tribunal Regional Federal da Terceira Região, não considerou o documento suficiente e manteve a necessidade de o governo apresentar os próprios exames.


A AGU recorreu ao Superior Tribunal de Justiça. Na sexta-feira passada, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, derrubou a decisão da segunda instância. Na decisão, escreveu que, independente de se tratar de um agente público ou pessoa comum, entende que todos têm direito à proteção da intimidade e da privacidade.


Depois, o Estadão protocolou uma reclamação no Supremo Tribunal Federal. Foi devido a essa ação que a Advocacia-Geral da União apresentou os exames.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeito David Almeida fiscaliza ação do programa ’Asfalta Manaus’ em bairros da zona Norte da capital

elayne

Cinco estados somaram 449 casos de feminicídio em 2020

elayne

Prefeitura de Manaus antecipa segunda etapa da obra de manutenção no viaduto do Manoa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais