Focos são: saúde materna e infantil, telessaúde em regiões ribeirinhas, cobertura vacinal contra HPV, inteligência artificial e monitoramento de diabetes e hipe
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a associação civil independente e sem fins lucrativos Umane anunciam a seleção de cinco projetos no âmbito da iniciativa “Juntos pela Saúde”, que devem beneficiar mais de 1.400 cidades com menos de um médico a cada mil habitantes nas regiões Norte e Nordeste.
Com foco em intervenções no Sistema Único de Saúde (SUS), os projetos foram definidos por meio da chamada pública “Iniciativas de Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS)”, que priorizou ações de inovação, tecnologia e saúde digital. Eles receberão, ao todo, até R$ 20 milhões em recursos do BNDES e da Umane.
O apoio do BNDES ao Juntos Pela Saúde é feito a partir de um investimento de matchfunding: a cada real doado por outras instituições, o Banco aporta outro real. Neste edital, o BNDES aportará até R$ 10 milhões, duplicando o valor doado pela Umane. O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento Social será o responsável pela gestão dos recursos.
Foto: Reprodução