Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Faculdades de Itacoatiara e Manacapuru recebem aprovação do MEC para abrir cursos de Enfermagem

Publicidade

As instituições, que já ofereciam Medicina, receberam a nota máxima 5, com base na infraestrutura que oferecem e no corpo docente qualificado

As Faculdades de Ciências Médicas da Afya em Itacoatiara e Manacapuru, municípios do Amazonas, receberam a aprovação do Ministério da Educação (MEC), com obtenção da nota máxima 5, para a abertura de cursos de Enfermagem. As duas faculdades, únicas instituições a oferecerem Medicina nos dois municípios, aguardam apenas a publicação da portaria do MS para ampliar a oferta.

A conquista representa um marco significativo para o estado, proporcionando aos estudantes do interior e da região a oportunidade de cursar Enfermagem em instituições de ensino de alta qualidade. “A nota máxima reflete o trabalho árduo e a dedicação de professores, alunos e colaboradores. É um resultado que consolida ainda mais a importância e a presença da instituição no cenário educacional do Amazonas”, declara a diretora-geral da Afya Manacapuru, Karen Ribeiro.

A infraestrutura moderna e bem equipada, os laboratórios de última geração e o corpo docente qualificado foram elementos essenciais para o excelente desempenho das instituições Afya na avaliação do MEC. “O projeto pedagógico foi cuidadosamente desenvolvido para atender aos mais altos padrões de excelência acadêmica. Destaco, ainda, o excelente trabalho da equipe administrativa e acadêmica da instituição, que não mediu esforços para entregar esse resultado”, pontua a diretora-geral da Afya Itacoatiara, Helen Oliveira.

Segundo ela, a avaliação do MEC fornece resultados seguros e precisos, que servem de parâmetro e indicação na hora da decisão dos estudantes de onde cursar uma graduação. “Para que um curso seja aprovado é necessário que seja submetido a diversos processos e em todos as faculdades Afya passaram com excelência”, afirmou.

» Estrutura – As faculdades Afya de Manacapuru e Itacoatiara são equipadas com tecnologias educacionais de ponta. As salas de aula foram projetadas para potencializar metodologias ativas, contando com quadros de vidro em toda a sua extensão e mesas hexagonais que podem ser reconfiguradas. Os laboratórios são amplos e bem equipados, e a biblioteca possui uma estrutura moderna e um extenso acervo.

O Grupo Afya mantém parcerias estratégicas com as secretarias de Saúde dos municípios. Com isso, possibilita o desenvolvimento de atividades práticas dos estudantes nas unidades de saúde locais, colocando-os em contato com casos reais, desde o início da graduação. Além disso, o grupo investe em contrapartidas aos municípios, por meio de convênios que ajudam a melhorar a estrutura da saúde e de atendimento à população.

» Sobre a Afya – A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 30 delas com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos.

Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Publicidade

Leia mais

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira

elayne

Prefeito David Almeida destaca investimento em cultura com a realização do Manaus Passo a Paço 2024

elayne

STF proíbe desqualificação de mulher vítima de violência sexual

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais