Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Estiagem 2024: Saúde do Amazonas realiza visitas técnicas para reforçar as medidas de assistência e vigilância

Publicidade

equipe volante, composta por técnicos da SES e FVS-RCP, cumpre programação, esta semana, na Calha do Alto Solimões 

Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão realizando visitas técnicas, de apoio e suporte aos municípios do interior, para fortalecer as estratégias de enfrentamento ao período de estiagem. Esta semana, o grupo, do qual também faz parte a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), está cumprindo a programação na Calha do Alto Solimões, abrangendo os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e  Tabatinga.

Publicidade

A equipe volante permanecerá no Alto Solimões até esta sexta-feira (26/07). As próximas cidades a receberem visita técnica, dias 28 e 29 de julho, são Envira, Uarini, Juruá e Pauini. Os técnicos, conforme explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, vão com a missão de dar apoio às equipes de saúde locais, realizando o levantamento do cenário atual de cada município, identificando os agravos e doenças a serem combatidos e que podem sobrecarregar o sistema de saúde.

Ela destaca que o Governo do Amazonas já enviou quase 200 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, onde o problema da estiagem costuma ser mais severo. Segundo Nayara Maksoud, essa é a primeira viagem que as equipes realizam com objetivo de orientar os servidores municipais quanto aos procedimentos relacionados à estiagem.

“Cada município do Amazonas tem uma realidade, uma demanda e nossas equipes estão lá para isso: padronizar alguns procedimentos, realizando, assim, um plano de ação de acordo com a demanda apresentada”, ressaltou.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as equipes seguem um cronograma intenso de atividades, que inclui a análise de dados epidemiológicos, levantamento de necessidades e estoques de insumos estratégicos da vigilância em saúde, como hipoclorito de sódio, medicamentos, soros antiveneno e vacinas, além da identificação de dificuldades não previstas.

“A colaboração entre a equipe volante e os profissionais locais visa fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde e minimizar o impacto de potenciais surtos, melhorando, assim, a qualidade dos serviços prestados à população mais afetada pelos efeitos da estiagem”, avalia a diretora.

Os municípios do Amazonas elegíveis para a visita técnica de saúde são selecionados com base em critérios que compõe a matriz de risco, direcionando as ações para as áreas em situação de emergência com maior incidência de doenças e agravos de interesse à saúde.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus disponibiliza dez pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 7/1

elayne

Moto Honda celebra o marco de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

Daly Ruiz

Programas da Segeam oferecem apoio emocional a profissionais da saúde que atuam no SUS

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais