Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Prefeitura intensifica ações de vigilância e prevenção da coqueluche e reforça importância da vacinação

Publicidade

A Prefeitura de Manaus está intensificando as ações de vigilância e prevenção da coqueluche, reforçando a importância da vacina contra a doença. O imunizante é ofertado nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que funcionam no horário regular, das 8h às 17h e das 8h às 21h e também nas de horário ampliado, das 7h às 21h.

O apelo direcionado aos pais e responsáveis é devido à ocorrência de um caso confirmado de coqueluche em uma criança de 4 meses, residente na capital. No último dia 4/8, o bebê apresentou quadro de tosse forte, respiração com guincho, cianose e vômitos. Exame de amostras para Proteína C-reativa (PCR) apontou resultado positivo para Bordetella pertussis, bactéria da coqueluche, e para rinovírus. A criança realizou tratamento e está em casa.

Publicidade

Conforme relato da mãe da criança, o bebê apresentou quadro de tosse intensa, após a estadia de um familiar, residente em outro município, que esteve em Manaus para uma visita prolongada. A criança, que recebeu duas doses do imunizante, ainda não tinha completado o esquema básico e recebido as doses de reforço, mas graças à proteção inicial, a doença pôde ser tratada.

A Semsa reitera aos pais e responsáveis que a principal forma de prevenção contra a coqueluche é a vacinação e informa que o Calendário Nacional de Vacinação de Crianças preconiza a primeira dose aos dois meses; a segunda dose aos 4 meses e a terceira dose aos 6 meses. O esquema vacinal prevê ainda dois reforços, sendo o primeiro aos 15 meses e o segundo aos 4 anos de idade.

Além das crianças, as gestantes devem ser protegidas com o imunobiológico. Segundo o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, a cada gestação, uma dose da vacina DTPa deve ser recebida a partir da 20ª semana. Se a mulher não for vacinada no período gestacional, deve ser imunizada até 45 dias depois do parto.

O imunobiológico está disponível nas salas de vacina da Semsa, que podem ser conferidas por meio do link: https://bit.ly/SalasVacina-Manaus

A coqueluche é uma doença respiratória que pode evoluir para um quadro grave especialmente em bebês não vacinados, crianças pequenas e pessoas com condições médicas subjacentes. Sua notificação é compulsória em todo país e a investigação laboratorial é recomendada em todos os casos atendidos nos serviços de saúde para confirmação e definição de medidas para o tratamento e esforços para evitar a disseminação da doença.

Além de reforçar a importância da vacinação, a Semsa, responsável pela Rede de Atenção Primária à Saúde, está intensificando a vigilância em suas unidades para identificação precoce de casos e adoção de medidas para o tratamento da doença, conforme cada situação.

Foto: Divulgação

Texto – Divulgação/Semsa

Publicidade

Leia mais

Número de casos de malária diminui em 17,55% no Amazonas

elayne

Ministério da Saúde envia 282 mil doses da vacina contra Covid-19 para Amazonas, 26 mil a mais que o previsto

elayne

Serviço de emissão de declarações de óbitos em domicílio da prefeitura realizou 1.350 atendimentos em 2023

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais