Programa destaca que mudanças trazidas pelo robô estão em toda parte
A TV Brasil leva ao ar o terceiro episódio da série documental “Revoluções: as ideias que mudaram o mundo” nesta sexta-feira (15), às 20h30. Neste documentário, a produção internacional destaca como os robôs se revelam uma das invenções tecnológicas mais marcantes na história da humanidade.
O episódio de 50 minutos mostra que os robôs estão por toda parte. Hoje os dispositivos robóticos são capazes de construir carros, produtos eletrônicos e bens de consumo, além de conduzir procedimentos médicos, desarmar bombas e explorar outros mundos.
Mesmo fora das histórias de ficção científica, os robôs revolucionaram o mundo moderno e vem trazendo inúmeras facilidades para a casa e a vida das pessoas. Com narração de Patrick Stewart e entrevistas de especialistas em robótica, o programa explica como essas criações incríveis são o resultado de anos de experiências e estudos.
Produzida em parceria pelos canais públicos britânico BBC e americano PBS, a série destaca invenções que surgiram de necessidades fundamentais como se comunicar, explorar ou viajar. A proposta é revelar como ciência, invenção, acidente e descoberta se combinam de maneiras surpreendentes e interconectadas para criar o mundo contemporâneo e o homem moderno.
Descobertas e histórias de visionários
Apresentada pelo físico iraquiano naturalizado inglês Jim Al-Khalili, a atração explora a extraordinária história de seis invenções notáveis a partir do aprendizado, conhecimento, sacrifício, determinação e discernimento de pesquisadores visionários.
A série examina cadernos e esboços originais de diversos inventores. Com recursos de última geração, a ideia é lançar uma nova luz sobre as descobertas de personalidades como Galileu Galilei e Leonardo da Vinci.
A produção também mostra a trajetória e os inventos de pensadores menos conhecidos, como os pioneiros, Ada Lovelace e Bertha Benz, além de apresentar gênios como o estudioso medieval Ibn al-Haytham que a maioria dos espectadores nunca ouviu falar.
Cada episódio aponta histórias pouco conhecidas e é repleto de ideias inacreditáveis como o início da robótica há 2.000 anos ou o caso de uma estrela de Hollywood que, inventora, ao tentar derrotar os nazistas, tornou possível a rede de dados móvel de hoje.
O programa “Revoluções: as ideias que mudaram o mundo” destaca que várias vezes na história da humanidade uma descoberta específica leva a uma aplicação completamente diferente do propósito original e oferece um emprego à invenção que ninguém esperava.
O resultado é uma jornada de tirar o fôlego por milhares de anos da trajetória humana repleta de consequências não intencionais e conexões incríveis. A série indica como ciência, invenção e tecnologia se unem para transformar a vida.
Ao celebrar as conquistas de algumas das maiores mentes do mundo, a produção ainda faz referências a grandes autores da literatura de ficção científica que imaginavam o futuro, como Júlio Verne. Ele escreveu obras sobre o advento de avanços científicos como submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação